Evolução do conceito de família da idade medieval à idade moderna.

시작하기. 무료입니다
또는 회원 가입 e메일 주소
Evolução do conceito de família da idade medieval à idade moderna. 저자: Mind Map: Evolução do conceito de família da idade medieval à idade moderna.

1. A origem da família está diretamente ligada à história da civilização, uma vez que surgiu como um fenômeno natural, fruto da necessidade do ser humano em estabelecer relações afetivas de forma estável. A família romana era formada por um conjunto de pessoas e coisas que estavam submetidas a um chefe: o pater familias

2. A escola e outras instituições de educação, esportes e recreação preenchem atividades dos filhos, que eram de responsabilidade dos pais; os ofícios não mais são transmitidos de pai para filho dentro dos lares; a educação cabe ao Estado ou instituições privadas por ele supervisionadas; a religião não é mais ministrada em casa.

3. Com as constantes transformações da sociedade, a família moderna adquiriu um novo paradigma, acolhido por sua nova identidade, cujos valores se modificaram. A realidade das famílias modernas esboçou uma revolução em sua organização, enfraqueceu o autoritarismo do pai ao tempo que a mãe deixou o fogão para concorrer com os homens no mercado de trabalho

4. Foi a partir do século IV d. C. através do imperador Constantino que as regras foram tornando-se mais branda, visto que se inseriu no direito romano a concepção cristã voltada para a família a qual predominava as questões de ordem moral. Na idade média a família era regida com exclusividade pelo direito canônico, este regulava as relações dos homens entre si e até mesmo o Estado, nesta época apenas o casamento religioso era conhecido, entretanto a influência das normas romanas era exercida nas relações patrimoniais entre os cônjuges no que se refere ao pátrio poder.

5. Nesse modelo, as crianças eram vistas como adultos em miniatura, participando ativamente da vida em comunidade em todos os seus aspectos. Em meados do século XVIII, surgiu o modelo aristocrático de família com predomínio da vida privada, favorecendo a regulação da vida familiar com base nas necessidades impostas pela educação e a saúde das crianças, que passam a ser o foco central.

6. Áries (1981) informa que até o final da Idade Média (século V ao XV) o espaço da família era uma mescla da vida pública e privada que favorecia a sociabilidade e as redes de solidariedade.

7. O termo ‘Família’ é derivado do latim ‘Famulus’ que significa ‘escravo doméstico’ termo esse criado na Roma antiga para designar grupos de escravidão legalizada. Sob essa ótica, o chefe da família exercia autoridade sobre os filhos, sobre a esposa e seus escravos, podendo fazer o que quisesse com estes. A instituição familiar era uma unidade econômica, religiosa, política e jurisdicional.

8. Influencias que marcaram a formação da família brasileira:

9. Romana; A autoridade do chefe da família, submissão da esposa.

10. Medieval; Caráter sacramental do casamento originado no século XVI.

11. Portuguesa; Sentimento de ligação afetiva, abnegação e desprendimento.