Paulo Reglus Neves Freire (19/09/1921-02/05/1997) Feito Por MURILLO CARAVALHO SANTOS

Feito por Murillo Carvalho Santos

시작하기. 무료입니다
또는 회원 가입 e메일 주소
Paulo Reglus Neves Freire (19/09/1921-02/05/1997) Feito Por MURILLO CARAVALHO SANTOS 저자: Mind Map: Paulo Reglus Neves Freire (19/09/1921-02/05/1997) Feito Por MURILLO CARAVALHO SANTOS

1. Vivências

1.1. Nascido em Recife, Pernambuco, Paulo Freire foi um educador e filósofo. Considerado o patrono da educação brasileira.

1.2. Suas obras foram bastante influenciadas por suas experiências pessoais. Durante sua infância, onde conviveu com a dor da perda de um ente querido, a fome e o atraso nos estudos dos anos secundário. As suas sofrências, em dialética com o contato com pessoas que partilhavam dos mesmos males transformaram sua linguagem e expressões em uma sintaxe popular. E também demonstraram a Freire as diferenças sobre classes sociais, se inicia assim, a germinação de seu interesse por mudanças sociais justas para todos.

1.3. Freire se casou com Maria Elza Maia Costa de Oliveira, ela ajudou Freire a criar o método que o faria famoso.

1.4. Freire é formado em direito pelo faculdade de direito do Recife.

1.5. Na década de 1950 em uma cidade chamada Angicos no Rio Grande do Norte, Freire teve uma importantíssima missão missionária de alfabetizar trezentos adultos e jovens. Sem as utilizar populares cartilha, Freire foi bem sucedido em sua tarefa, completando a alfabetização dos civis em apenas quarenta horas. Com esse sucesso, Ele é convidado a fazer um plano nacional de alfabetização para jovens e adultos.

1.6. Durante o golpe de sessenta e quatro, Freire foi exilado. Suas ideias sobre uma educação libertadora eram percebidas como uma ameaça aos militares.

2. Por que Paulo Freire é importante?

2.1. "Foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986."(Wikipédia, 2021)

2.2. Freire era considerado um sonhador. Ele acreditava em um mundo justo, ético, digno e na prática pedagógica como libertação para todos. Também nunca demonstrou incoerência em seu discurso paradigmático sobre o mundo, o pacifismo e a educação libertadora.

2.3. "Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política."(Wikipédia, 2021)

2.4. Suas interações com diferentes culturas nacionais, durante seu exílio, criou em si um choque sobre os diferentes hábitos, culminando em suas críticas a educação e cultura brasileira.

2.5. Freire é considerado um cidadão do mundo, por ter tantas experiências internacionais e ser tão querido em tantos lugares.

2.6. Freire foi um crítico do ensino tradicional. Considerado por ele mecacionista, técnico e inadequado as novas necessidades para a inclusão de grupos marginalizados para a educação.

3. "Metodologia" Freiriana

3.1. Para Freire antes de conhecermos somos curiosos. A curiosidade é uma necessidade humana, impossível de ser contida por forças opressoras.

3.2. A teoria de Freire é mais que uma simples metodologia didática, é um exemplo de conduta esperançosa de transformação positiva do meio.

3.3. Freire investigou como se dava o conhecimento no ser humano. Ele, a partir de induções e a suas experiências próprias concluiu que a aprendizagem se dá por aproximações progressivas epistêmicas do sujeito ao objeto. Esse processo é constante porque o objeto sempre revela novas informações.

3.4. Sua "metodologia" possui três momentos marcantes.

3.4.1. Primeiro momento; investigação temática: O início do processo se dá na observação do ser educando e na troca de diálogos. A observação e o diálogo tem como propósito descobrir o conhecimento que já existe no discente e trabalhá-lo, conhecendo melhor o que se sabe pra conhecer mais do que se sabe.

3.4.2. Segundo momento; tematização: com base na investigação temática e/ou palavras geradoras, são trabalhados os significados das temáticas interessantes. O educando constrói seu conhecimento tendo o docente como coordenador e incentivador.

3.4.3. Terceiro momento; problematização: o descobrimento do sentido e da utilização do conhecimento de maneira intersubjetiva. É nesse momento que surge a necessidade de intervenção a o meio.

3.4.4. Esses momentos também podem ser chamados de...

3.4.4.1. Leitura de mundo: isolamento e contemplação dos elementos do mundo que são importantes aos sujeitos discentes.

3.4.4.1.1. Compartilhamento do mundo lido: O diálogo com o próximo e a aceitação por parte dele para se dar a validação de um conhecimento.

4. Obras mais importantes e de imperativa leitura para os futuros educadores.

4.1. Pedagogia do oprimido, em 1968;

4.2. Educação como prática libertadora, publicado em 1967;

4.3. Pedagogia da autonomia, publicado em 1996;

4.4. Cartas a Guiné-Bissau, publicado em 1977;

4.5. Professora, sim; Tia não, publicado em 1993.

5. Referências

5.1. PAULO FREIRE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Paulo_Freire&oldid=61241949>. Acesso em: 07 jun. 2021. às 18:38

5.2. ATTA Mídia e educação. Coletânea grandes educadores: Paulo Freire, 2006. Disponível em: Coleção Grandes Educadores - Paulo Freire. Acesso em: 07 jun. 2021 às 23:55hrs