TRABALHO E SOCIEDADE
저자: Rennan Kleber
1. O trabalho nas sociedades tribais
1.1. De modo geral, as sociedades tribais organizam a vida pordutiva com base na divisão sexual do trabalho: homens e mulheres executam e desempenham tarefas e atividades diferentes. Seus equipamentos são relativamente simples, ainda que eficazes. Cada sociedade produz de acordo com suas necessidades sociais, bem como com sua forma específica de se relacionar com o meio natural.
2. As sociedades da antiguidade e o trabalho
2.1. Nessa sociedades, o escravo era propriedade de seu senhor e, portanto, podia ser vendido, doado, trocado, alugado, e não só ele, mas todos os membros da família e todos os bens que porventura tivesse. Desse modo, a antiguidade é marcada pela classificação social que divide de certa forma, os indivíduos em inferiores e superiores.
3. A idade médio e o trabalho
3.1. A cisão entre indivíduos entendidos como superiores e inferiores era bastante naturalizada, principalmente no período conhecido como alta idade média. Os trabalhadores, ou seja, os camponeses ou servos, eram responsáveis pela manutenção vital dos membtos da nobreza e do clero, já que lhes era devido o cultivo da terra para dela obterem o necessário para o seu sustento e dos demais estratos.
4. O trabalho no contexto do capitalismo
4.1. O capitalismo, antes de um modo de produção , pode ser também definido como uma maneira de organizar a sociedade. falamos em sociedades capitalistas, então, porque o capital não somente organizava e determinava o formato da produção econômica, mas também todo o conjunto de relações sociais entre indivíduos e classes sociais. A característica fundamental do capitalismo é a existência de acumulação de lucro, vinculada à existência de trabalhadores assalariados e das atividades comerciais e industriais.
5. O capitalismo em Weber
5.1. A ética protestante e o espírito do capitalismo, weber provocou enormo controvérsia na comunidade acadêmica. Por um lado, sua obra não examina o capitalismo propriamente dito, mas, sim, o seu espírito. Para Weber, o desenvolvimento desse modelo de capitalismo ocorre, inicialmente, em uma espécie de plano moral.
6. O desemprego
6.1. Como fenômeno social, o desemprego é uma situação alheia à vontade consciente dos indivíduos. Está relacionado, de forma geral, à propria natureza do capitalismo e ao surgimento de gante número de trabalhadores assalariados, fenômeno decorrente da revolução industrial.
7. Desemprego no Brasil
7.1. Existe no Brasil uma grande preocupação de trabalhadores, sindicatos, autoridades e estudiosos quanto aos problemas sociais causados pelo desemprego. Embora na primeira década do século XXI os níveis de emprego tenham aumentado significativamente, a criação de novos empregos tem caídoe o número de desempregados crescido na segunda metade da década de 2010.
8. O conceito de trabalho
8.1. Trabalho é a operação humana de transformação da natureza em cultura. Em outras palavras, são ações dos seres humanos em seu processo de sobrevivência e realização, criando instrumento e com estes, um novo universo.
9. A categoria trabalho
9.1. Em diferentes épocas históricas, o trabalho assumiu importância distinta da que lhe é atribuída atualmente. Na antiguidade grega, o trabalho era visto como algo destinado a seres inferiores ou a animais, enquanto na sociedade capitalista moderna essa caracterização se interviu totalmente.
10. Feudalismo
10.1. Foi um período em que a terra bastava para a produção de praticamente todas as mercadorias de que necessitava o homem medieval.
11. O trabalho e o capitalismo em Marx
11.1. Para Marx, há uma centralidade de trabalho, pois o trabalho é exatamente o elemento com base no qual os seres humanos estabelecem vínculos entre si e com a natureza, transformando-a. No desenvolvimento histórico do capitalismo, a humanidade erá produzir, segundo Marx, o estranhamento ou alienação entre trabalhador e trabalho. O trabalho foi visto por Marx como a única manifestação da liberdade humana, da capacidade do homem de criar autonomamente a sua forma de existência.
12. O trabalho na sociedade comtemporânea
12.1. O crescimento demográfico e a urbanização são dois fenômenos frequentemente interligados. Esse processo explica pela natureza do trabalho industrial em nossa sociedade atual. O trabalho, é um esforço planejado e coletivo.
13. Tipos de desemprego
13.1. Desemprego sazonal, Desemprego conjuntal, Desemprego pelos desajustamentos no mercado de trabalho, Desemprego friccional e Desemprego estrutural