Processo inflamatório

시작하기. 무료입니다
또는 회원 가입 e메일 주소
Processo inflamatório 저자: Mind Map: Processo inflamatório

1. Processos resolutivos

1.1. Indução de febre, perda de apetite e mudanças de humor

1.2. Ativação do eixo hipotálamo-hipófise para secreção de ACTH → glicocorticoides (suprarrenal), que atuam como antinflamatórios diminuindo a permeabilidade vascular, quimiotaxia, ativação de fagócito

1.3. Ativação do SNA para produção de adrenalina, que reduz a síntese de citocinas pró-inflamatórias e atividade fagocítica

2. Mediadores anti e pró inflamatórios

2.1. Fase 1: não possui.

2.2. Fase 2: Vasodilatação, aumento da permeabilidade da microcirculação, estase e migração leucocitária que alteram o fluxo e o calibre vascular. Eventos celulares também ocorrem para que haja extravasamento de leucócitos e fagocitose do agente nocivo.

2.3. Fase 3: Aumento da permeabilidade vascular, que, em conjunto com a redução da velocidade do fluxo sanguíneo, favorecem, respectivamente, a exsudação e a estase, promovendo o edema intersticial e a redução acentuada ou a parada do fluxo sanguíneo local.

2.4. Fase 4: -As principais alterações são vasodilatação, aumento da permeabilidade da microcirculação, estase e migração leucocitária que alteram o fluxo e o calibre vascular.

2.5. Fase 5: Nas primeiras 24 horas da lesão cutânea inicia-se a migração de células fibroblásticas responsáveis pela síntese de queratina para formação de um novo epitélio. A reconstrução da derme inicia-se 3 a 4 dias após a lesão inicial e caracteriza- se pela formação de tecido de granulação.

3. Elementos celulares

3.1. Neutrófilos - primeira linha de reconhecimento e defesa contra agentes infecciosos no tecido, geralmente iniciam uma inflamação aguda e fazem resposta imune pró-inflamatória eficaz.

3.2. Basófilos - em situações de inflamação ou alergia são liberadas a heparina e histamina para combater o problema.

3.3. Mastócitos -seus grânulos liberam substâncias que atuam diretamente na diminuição da inflamação e que ajudam no funcionamento das outras células de defesa.

3.4. Eosinófilos - importante defesa contra estágios larvários de infecções parasitárias, e serve também como modulador das reações de hipersensibilidade

3.5. Macrófagos - Eles produzem e liberam substâncias que iniciam a produção de células dos processos inflamatórios e imunitários, dão início ao processo de reação inflamatória.

4. Manifestações locais e sistêmicas

4.1. Manifestação local:

4.1.1. Receptores: Modificação em receptores de células do exsudato e dos tecidos (para diminuir a adesão celular e quimiotaxia).

4.1.2. Mediadores: Geração de mediadores com efeito anti-inflamatórios.

4.1.3. Exsudato: Mudança no comportamento das células do exsudato.

4.1.4. Reguladora: Exsudação de células com função reguladora.

4.2. Manifestação sistêmica:

4.2.1. Terminações:Bradicininas e substância P estimulam terminações nervosas, que geram o sinal aferente ao SNC de DOR.

4.2.2. Induzir: L-1, TNF e INF tem ação local pró-inflamatória. Entretanto, induzem respostas sistêmicas antinflamatórias.

5. Etapas

5.1. 1-Agressão.

5.1.1. Endógena.

5.1.2. Exógena.

5.1.3. Alarminas.

5.1.3.1. DUMP.

5.1.3.2. PUMP.

5.2. 2-Reconhecimento da agressão.

5.2.1. Presença de PRRs(receptores).

5.3. 3-Liberação de mediadores.

5.3.1. Pró e anti-inflamatórios.

5.4. 4-Fenômenos exsudativos.

5.4.1. Modificação na microcirculação.

5.4.2. Saída do plasma e componentes solúveis do vaso sanguíneo para o interstício.

5.4.3. Plasma e células.

5.5. 5-Combate ao agressor.

5.5.1. Fagócitos.

5.5.2. Mononucleares:macrófagos.

5.6. 6-Liberação de mediadores para resolução do processo.

5.6.1. Anti-inflamatórios naturais.

5.6.2. Mecanismos locais

5.6.2.1. Modificação em receptores

5.6.2.2. Modificação em receptores.

5.6.2.3. Mudança no comportamento das células do exsudato.

5.6.2.4. Geração de mediadores.

5.6.2.5. Exsudação de células com função reguladora.

5.6.3. Mecanismos sistêmicos

5.6.3.1. Bradicininas e substância P.

5.6.3.2. IL-1, TNF e INF.

5.6.4. Cura(~12 semanas) ou cronificação (+12semanas).

5.7. 7-Recuperação do tecido.

5.7.1. Cura com restituição da integridade anatômica e funcional.

5.7.2. Cura por cicatrização.

5.7.3. Cura por encistamento.

5.7.4. Cura por calcificação.

6. Processos inflamatórios são reações dos tecidos a um agente agressor, caracterizado pela saída de líquidos e de células do sangue para o interstício, sendo assim um dos componentes mais importantes da resposta imune(podendo causar danos ao organismo)