[Processo#08] Tomada de decisão através da Planilha

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1. Fórmulas por trás do indicadores

2. Parte 1: A importância do planilhamento completo e correto

2.1. Pré-requisitos

2.1.1. 1. Agrupar os canais corretamente

2.1.2. 2. Ter criado o relatório personalizado: mês do ano

2.1.3. 3. Ter criado o relatório personalizado: dia do mês

2.1.4. 4. Verificar se a receita no G.A coincide com a receita da plataforma

2.1.4.1. Se não

2.1.4.1.1. Solicitar para o que o cliente preencha em visão geral:

2.1.5. 5. Solicitar o preenchimento da receita faturada pelo cliente

2.2. Planilha

2.2.1. 1. Visão Geral

2.2.2. 2. Acompanhamento de sessão

2.2.3. 3. Acompanhamento de receita

2.2.4. 4. Acompanhamento diário

2.2.5. 5. Acompanhamento de métrica por canal

2.3. Agrupamento de canais

2.4. Relatório de canais

2.4.1. Conceito

2.4.1.1. Canal é um agrupamento de origem / mídia

2.4.2. Para que serve?

2.4.2.1. - Entender os indicadores por canal

2.4.2.2. - Entender qual canal se configura como o ofensor para a receita em determinado dia

2.4.2.3. - Agrupar de forma personalizada as diversas origem e mídia em poucos canais, ficando mais simples e fácil analisar

2.4.3. Modelo padrão que o Google Analytics traz

2.4.3.1. Nome: Default Channel Grouping

2.4.4. Modelo personalizado de acordo com o projeto

2.4.4.1. Link com o agrupamento padrão de canais: https://analytics.google.com/analytics/web/template?uid=L-MZQ4ICTDC4e145AfY7TQ

3. Parte 2: O que fazer diante dos nº?

3.1. Cenário: Alta depêndecia em mídia

3.1.1. Como analisar?

3.1.1.1. Entender a métrica % sessões mídia mês a mês

3.1.1.2. Entender a relação canal pago X canal não pago

3.1.2. Cenário:

3.1.2.1. O ecommerce que depende + da metade do seu volume de tráfego de mídia paga: terá dificuldade para alcançar o resultado desejado

3.1.2.1.1. % sessões mídia que ultrapasse os 50% -> prejudica o resultado desejado (Roas 9/10)

3.1.2.2. Fator de compensação

3.1.2.2.1. Quando grande parte das pessoas que entram no seu site precisam ser adquiridas via mídia, temos que manipular outras métricas para que possamos alcançar um melhor resultado

3.2. Cenário: Oscilação constante na receita

3.2.1. Fatores que Influenciam esse indicador

3.2.1.1. *Árvore de KPI

3.2.1.1.1. 1º Análise: Transação ou Valor médio de compra?

3.3. Cenário: Oscilação constante na Taxa de conversão

3.3.1. Fatores que Influenciam esse indicador

3.3.1.1. 1 - Tráfego qualificado (Segmentação)

3.3.1.1.1. Exemplo: tivemos uma queda na TXC de uma semana para outra

3.3.1.2. 2 - Produto

3.3.1.2.1. 2.1 - Preço

3.3.1.2.2. 2.2 - Demanda existente

3.3.1.2.3. 2.3 - Disponibilidade (grade)

3.3.1.2.4. 2.4 - Comunicação

3.3.1.3. 3 - Site

3.3.1.3.1. 3.1 - Problemas técnicos

3.3.1.3.2. 3.2 - Velocidade do site (carregamento das páginas)

3.3.1.3.3. 3.3 - Ordenação de produtos na vitrine

3.3.1.4. 4 - Sazonalidade

3.3.1.4.1. 4.1 - Comportamento do consumidor

3.3.1.4.2. 4.2 - Algo particular daquele nicho

3.4. Cenário: Sequência de encarecimento no CPS ou de queda em sessões

3.4.1. Fatores que Influenciam esse indicador

3.4.1.1. 1. Antes tinha alguma campanha focada em barateamento de CPS e agora não tem mais?

3.4.1.1.1. Facebook ads

3.4.1.1.2. Google Ads

3.4.1.2. 2. Antes tinha uma participação maior dos canais não pagos e com a queda do mesmo, houve um encarecimento do CPS geral?

3.4.1.3. 3. Encarecimento do CPM nos canais pagos? Levando ao encarecimento do CPC

3.4.1.4. 4. Queda na Taxa de clique do anúncio (CTR)? Realizar o comparativo que a própria ferramenta oferece para ver a variação dessa métrica

3.4.1.4.1. - Houve alteração na oferta?

3.4.1.4.2. - Alterou o criativo?

3.4.1.4.3. - Se trabalha com um formato de mídia específico e agora deixou de se trabalhar? (Exemplo: passou de coleção para Imagem?)

3.4.1.5. 5. Qual era o % de orçamento que cada tipo de audiência recebia? Entre Base e Frio?

3.4.1.5.1. Públicos da base (VV + Lista + Site + Envolvimento + YT), normalmente, possuem um CPS maior

3.4.1.6. 6. Deixar de fazer algum canal definitivamente ou não ter ação nele.

3.4.1.6.1. Exemplo 1: Ter tido e-mail em um dia e no outro não

3.4.1.6.2. Exemplo 2: Ter tido uma alta produção de conteúdo para story em um dia e no outro não (Story Shopping)

3.4.1.7. 7. Variação no orçamento das campanhas pagas

3.4.1.8. 8. Marcação do CTA levando para o site nos story

4. Parte 3: Indicadores de Performance

4.1. Receita

4.1.1. Receita = Transações X Ticket Médio

4.2. Transações (pedidos)

4.2.1. Transações = Sessões X Taxa de Conversão

4.2.1.1. Multiplicando o número de visitantes pelo poder de venda do meu site

4.2.2. Transação = Receita / Ticket Médio

4.2.2.1. Assim vou saber quantas vendas preciso fazer, com meu ticket médio para bater a minha receita desejada

4.3. Taxa de conversão

4.3.1. TX = transação / sessões

4.3.1.1. Dividir transação / sessões x 100 (isso também pode ser feito no gerenciador, criando uma métrica personalizada)

4.3.2. Exemplo

4.3.2.1. Investimento = 10.000,00

4.3.2.2. Com 10k , eu compro quanto de sessão?

4.3.2.2.1. 23.500

4.3.2.3. TXC = 500 / 23.500

4.3.2.3.1. TXC = 2,12%

4.4. Sessões (visitantes)

4.4.1. Sessões = transações / taxa de conversão

4.4.2. Exemplo: 750 vendas e TXC = 1,7%

4.4.2.1. 750 / 0,017 = 44.117 sessões

4.5. Custo por Sessão (CPS)

4.5.1. CPS = Custo / Sessões

4.5.2. Isolando a métrica Custo, temos:

4.5.2.1. Encontro quanto preciso investir em Mídia Paga para comprar a quantidade de sessões necessárias

4.5.2.2. Custo = sessões X CPS

4.5.3. Sessões = Custo / CPS

4.6. Ticket Médio (valor médio do pedido)

4.6.1. T.M = Receita / Transação

4.6.2. T.M = Quantidade média de produto por pedido x Preço Médio dos produtos no meu site

4.7. Quantidade média de produto por pedido

4.7.1. OBS: No G.A você encontra a quantidade total de produtos vendidos e não a quantidade média de produto por pedido, então basta:

4.7.2. Dividir quantidade de produtos vendidos por nº de transações

4.8. Preço Médio

4.8.1. É o preço médio de todos os produtos vendidos, não é o T.M de compra do cliente.

4.8.2. P.V de produtos / quantidade de produtos vendidos

4.9. Perguntas Frequentes

4.9.1. Quais informações necessitamos para elaborar um planejamento de métricas do mês?

4.9.1.1. 1. Receita faturada

4.9.1.2. 2. % de aprovação (Precisamos ter uma meta desse indicador para chegar na receita captada)

4.9.1.3. 3. Meta de Ticket médio ou Meta de Pedidos

4.9.1.3.1. Com esse indicador, acompanhado da receita captada, encontramos a quantidade de pedidos captados (transações)

4.9.1.4. 4. Investimento disponibilizado

4.9.1.4.1. - Com essa informação identificamos se é uma meta possível ou não.

4.9.1.4.2. - Mesmo que não seja: precisamos trabalhar com ela e mostrar para o cliente o quanto precisaria, baseado no histórico numérico, para se alcançar a receita proposta por ele

4.9.2. **1. Como encontrar o % de pedidos que foram pagos, basta:**

4.9.2.1. Situação

4.9.2.1.1. Captado = 200.000,00

4.9.2.1.2. Faturado = 170.000,00

4.9.2.2. Fórmula: (faturado/captado) x 100

4.9.2.3. (170.000 / 200.00) X 100 = 85% de aprovação

4.9.3. **2. Quanto preciso captar para atingir o faturamento (meta), diante da quebra de pagamento: **

4.9.3.1. Meta de faturamento = 250.000,00

4.9.3.1.1. Com qual % de aprovação?

4.9.3.1.2. 250.000,00 / 0,70

4.9.3.1.3. OBS:

4.9.4. **3. Quanto da minha receita captada estou "perdendo/cancelada" **

4.9.4.1. 2 formas de encontrar essa resposta

4.9.4.1.1. **Receita cancelada = Receita captada - Receita faturada**

4.9.4.1.2. Fórmula: Receita captada X % de quebra

4.9.4.2. Fórmula: Receita captada X % de quebra

4.9.4.2.1. Captado = 357.142,00

4.9.4.2.2. Quebra: 30%

4.9.4.2.3. Cancelada = R$ 107.142,6

4.9.5. **4. Qual diferença entre ROAS, CPA e % em mídia?**

4.9.5.1. Vamos imaginar o seguinte cenário

4.9.5.1.1. Investimento = 10.000,00

4.9.5.1.2. Receita captada = 200.000,00

4.9.5.1.3. T.M = 250,00

4.9.5.1.4. Pedidos = 800

4.9.5.2. Posso expressar essa resultado em

4.9.5.2.1. Roas

4.9.5.2.2. % De Mídia

4.9.5.2.3. CPA