Principais conceitos piagetianos

Desenvolvimento Humano I - Aula: Principais conceitos piagetianos | Prof Marcos Justiniano - [email protected]

시작하기. 무료입니다
또는 회원 가입 e메일 주소
Principais conceitos piagetianos 저자: Mind Map: Principais conceitos piagetianos

1. Interesse pela Psicologia

1.1. 1918 - Piaget foi para Zurich com o objetivo de trabalhar em um laboratório de Psicologia

1.2. 1919, Piaget foi a Paris e passou dois anos na Sorbonne. Neste tempo, trabalhou em um laboratório no qual era responsável pela aplicação de alguns testes de raciocínio em crianças pequenas.

2. Método de Investigação científica

2.1. Era pautado na observação e realização de questionamentos realizados às crianças, visando investigar a origem do desenvolvimento da cognição (PALANGANA, 1998).

2.1.1. Lógica de funcionamento mental da criança é muito diferente da lógica mental de funcionamento mental do adulto.

2.1.2. Crianças de uma mesma faixa etária apresentavam características semelhantes de raciocínio cognitivo.

3. Seus 3 filhos foram fontes colaboraram com a ampliação de sua compreensão sobre o universo infantil. Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/36/esquemas-de-acao-de-piaget

4. A importância do social e a maturação biológica

4.1. O autor enfatiza o papel do amadurecimento biológico no desenvolvimento infantil, não se detendo à explicação de que forma o social interfere no desenvolvimento e nas capacidades da inteligência humana (LA TAILLE, 1992).

5. EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

5.1. EPISTEMOLOGIA: Refere-se ao estudo do conhecimento. GENÉTICA: Refere-se à origem, à hereditariedade.

5.2. ESQUEMAS

5.2.1. O conceito de esquemas em Piaget refere-se a uma estrutura cognitiva que represente conceitos e aspectos sobre a realidade. Na criança pequena, a cada novo aprendizado, novos esquemas mentais são criados.

5.3. MECANISMOS DE ADAPTAÇÃO

5.3.1. No processo de adaptação e desenvolvimento das estruturas cognitivas, a criança aprende a organizar suas ações no espaço e no tempo, surgindo as noções de causalidade, constância do objeto, conservação, velocidade, entre outros fatores importantes para o desenvolvimento cognitivo da criança.

5.4. ASSIMILAÇÃO

5.4.1. Refere-se à incorporação de novas experiências ou informações à estrutura mental, sem, contudo, alterar a estrutura cognitiva. o refere-se à incorporação de novas experiências ou informações à estrutura mental, sem, contudo, alterar a estrutura cognitiva.

5.5. ACOMODAÇÃO

5.5.1. É responsável pela reorganização das estruturas cognitivas.

5.6. EQUILÍBRIO

5.6.1. O organismo vive em um processo de desequilíbrios e o estabelecimento de novos equilíbrios, ocorrendo a construção e consolidação do desenvolvimento humano de modo progressivo e contínuo.

5.7. DESENVOLVIMENTO HUMANO

5.7.1. É um caminhar constante do sujeito rumo ao equilíbrio.

5.7.2. A busca pelo equilíbrio guia o desenvolvimento humano na direção da autonomia, em que o sujeito constrói suas próprias certezas sobre si e sobre o mundo, libertando-se das ideias do senso comum e das imposições sociais que procuram projetar concepções e ideologias no sujeito.

6. Nascimento

6.1. Nasceu no dia 9 de agosto de 1896 em uma cidade pequena na Suíça, chamada Neuchâtel.

7. Os pais

7.1. Piaget (1980) define sua mãe como uma mulher inteligente e enérgica, dotada de um temperamento difícil, tornando a vida de sua família um tanto conturbada. Sua mãe apresentava uma saúde mental fragilizada, o que, segundo Piaget, influenciou-o em seu interesse pela Psicologia.

7.1.1. Com a relação ao seu pai, Piaget o define como uma figura de extrema importância para sua formação acadêmica e científica e que o ensinou, entre muitas outras coisas, o valor do trabalho científico sistematizado (PIAGET, 1980).

8. Infância

8.1. A infância de Piaget foi marcada pelo acompanhamento dos trabalhos científicos de seu pai e de intensos e precoces estudos.

8.1.1. Com dez anos, Piaget começou a centralizar seus estudos na biologia, em especial, no desenvolvimento de moluscos.

9. Adolescência e início da fase adulta

9.1. No período de dez a vinte anos de idade, Piaget passou por alguns momentos difíceis, os quais estavam associados tanto à sua condição familiar quanto a suas inquietações intelectuais. Nesse período, a filosofia passou a ocupar o lugar central em seus estudos (PIAGET, 1980).

10. União entre Biologia e Filosofia

10.1. Piaget dedicou grande parte de sua vida à explicação biológica da origem do conhecimento da criança.

10.1.1. Seu grande interesse voltou-se ao desenvolvimento psicogenético, que se refere à origem do conhecimento, na criança, em diversas fases de seu desenvolvimento

11. POTT, E. T. B. Desenvolvimento Humano I. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.