RELIGIÃO é uma palavra de origem latina (religio) e pode significar rigidez, releitura, reeleger ...

MAPA MENTAL SOBRE RELIGIÃO

Начать. Это бесплатно
или регистрация c помощью Вашего email-адреса
RELIGIÃO é uma palavra de origem latina (religio) e pode significar rigidez, releitura, reeleger e/ou religar. Desde os tempos mais primitivos, os primeiros seres humanos sentiram necessidade de explicar fenômenos naturais como a chuva, vento, eclipses, etc. esta necessidade de explicação que vai gerar a busca por um mundo metafísico, ou seja: além da física, além daquilo que posso ver e tocar. создатель Mind Map: RELIGIÃO é uma palavra de origem latina (religio) e pode significar rigidez, releitura, reeleger e/ou religar.    Desde os tempos mais primitivos, os primeiros seres humanos sentiram necessidade de explicar fenômenos naturais como a chuva, vento, eclipses, etc.   esta necessidade de explicação que vai gerar a busca por um mundo metafísico, ou seja: além da física, além daquilo que posso ver e tocar.

1. HISTÓRIA: De modo geral, as religiões possuem seus credos similares conforme a proximidade geográfica. Nos primeiros séculos do cristianismo, novas reflexões teológicas surgirão e se desenvolverão a fim de conciliar a filosofia grega ao cristianismo. Vale destacar também o advento da expansão europeia pelos continentes levou a religião ocidental pelo mundo. Por fim, enquanto componente fundamental da cultura humana, a Religião foi motivo de inúmeras guerras.

2. TIPOS DE RELIGIÃO

2.1. Panteístas: as mais primitivas manifestações religiosas, não possuem livros sagrados, divinizam elementos naturais como o vento, a água, o fogo, os animais, dentre outros.

2.2. Politeístas: “substituem” as panteístas quando os elementos divinos são personificados e humanizados, havendo uma equivalência entre deidades femininas e masculinas nos cultos.

2.3. Ateístas: negam a existência de um ser central e supremo (o qual, para elas, seria o Vazio ou um Não-Ser). Não creem em deuses personificados, mas acreditam em forças invisíveis, como fenômenos da natureza inexplicáveis.

2.4. Monoteístas: são as religiões mais recentes e populares (cerca de 50% da população mundial), possuem Livro Sagrado no qual está presente a verdade da Revelação Divina, onde se estabelece a divindade soberana e eliminam-se adorações independentes. É curiosa a escassez de representações do Deus supremo, enquanto as entidades menores (como os anjos) são muito retratadas.

3. NO BRASIL: No Brasil, a maioria das pessoas pratica alguma religião. Isto se deve à perseguição histórica a que estas crenças estiveram submetidas fazendo com que seus praticantes tivessem que esconder sua identidade. Outra religião que tem crescido no Brasil é o Islamismo, seja pela chegada de imigrantes como dos próprios brasileiros que estão descobrindo esta doutrina.

4. ATEÍSMO: Normalmente, as pessoas que não tem uma religião específica são chamadas de "ateus". Esta seria uma definição imprecisa porque a palavra designa aqueles que não acreditam de Deus. Todos esses movimentos negavam a existência de Deus e queriam destruir a a religião como instituição.

5. SISTEMAS RELIGIOSOS: As religiões possuem em comum alguns aspectos como: caráter público, hierarquias clericais, reuniões regulares, estabelecimento de limites entre o sacro e profano, a sacralização de determinados locais, veneração de divindades, escrituras sagradas ou tradição oral, sacrifícios, festas, serviços funerários e matrimoniais, meditação, arte, calendários religiosos e um sistema de crenças no sobrenatural, geralmente explicando a vida após a morte ou a origem do Universo.