Начать. Это бесплатно
или регистрация c помощью Вашего email-адреса
Átomos создатель Mind Map: Átomos

1. Tabela Periódica

1.1. A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Este ordenamento mostra tendências periódicas, tais como elementos com comportamentos similares na mesma coluna.

2. Elementos Químicos

2.1. O que é

2.1.1. Os elementos químicos, também chamados de substâncias simples, são elementos formados por átomos. Atualmente, existem 118 elementos químicos, sendo que 92 são naturais (encontrados na natureza) e 26 são artificiais e produzidos de maneira artificial.

2.2. Representação

2.2.1. Todos os elementos químicos estão presentes na tabela periódica. Eles são representados por uma sigla, onde a primeira letra é maiúscula. Se essa sigla tiver duas letras, a segunda será minúscula, por exemplo: Elemento Ferro – sigla Fe Além disso, na tabela periódica são indicadas algumas características desse elemento: nome, símbolo, número atômico, massa atômica e distribuição eletrônica.

2.3. Classificação Periódica dos Elementos Químicos

2.3.1. Na tabela periódica os elementos são organizados de maneira crescente em relação ao número atômico.

2.3.2. Eles são agrupados em: Períodos: são as sete linhas horizontais da tabela periódica, onde os elementos possuem o mesmo número de camadas eletrônicas: 1º Período: 2 elementos 2º Período: 8 elementos 3º Período: 8 elementos 4º Período: 18 elementos 5º Período: 18 elementos 6º Período: 32 elementos 7º Período: 32 elementos Colunas: as colunas, grupos ou famílias, são as 18 linhas verticais que aparecem na tabela periódica. As famílias A e B possuem 8 grupos cada uma:

3. Estrutura atômica

3.1. Prótons

3.1.1. Próton (p+) é uma das pequenas partículas que constituem o átomo, que é a menor partícula de um elemento químico.

3.2. Nêutrons

3.2.1. Nêutron (n) é uma pequena partícula que constitui o núcleo do átomo. Não tem carga e é formada por partículas ainda menores, as quais recebem o nome de quarks.

3.3. Elétrons

3.3.1. Elétron (e- ou β−) é uma partícula que constitui o átomo, ou seja, é uma partícula subatômica. Ele tem carga negativa e se localiza na eletrosfera, em torno do núcleo atômico, o que decorre da força eletromagnética.

4. Substâncias e Misturas

4.1. Substâncias Puras:

4.1.1. Substância Simples

4.1.1.1. As substâncias puras são classificadas como simples quando em sua composição há átomos de apenas um elemento químico. EX: O²

4.1.2. Substância Composta

4.1.2.1. O arranjo de átomos de dois ou mais elementos químicos formam as substâncias puras compostas. EX: CO²

4.2. Misturas:

4.2.1. Misturas Homogêneas

4.2.1.1. Misturas homogêneas são aquelas que apresentam os componentes em apenas uma fase e, por isso, as mesmas propriedades em todos os seus pontos. EX: Água e Álcool

4.2.2. Misturas Heterogêneas

4.2.2.1. Quando visualmente percebemos mais de uma fase, então a mistura é classificada como heterogênea. EX: Água e Óleo

5. Lei Da Conservação de Massa

5.1. O que é a Lei da Conservação de Massas?

5.1.1. A Lei da Conservação de Massas, ou simplesmente Lei de Lavoisier, surgiu dos experimentos realizados pelo pesquisador. A conclusão foi de que, em um sistema fechado, a massa das substâncias envolvidas permanece constante, ou seja, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. Dessa forma, a lei foi enunciada como: “Numa reação química que ocorre em um sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação”. De forma filosófica, a lei foi enunciada como: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.