Vias de Administração. Wendy Lara Tavares Sousa

Mapa Mental sobre as Vias de Administração.Feito pela discente Wendy Lara Tavares Sousa.

Начать. Это бесплатно
или регистрация c помощью Вашего email-адреса
Vias de Administração. Wendy Lara Tavares Sousa создатель Mind Map: Vias de Administração. Wendy Lara Tavares Sousa

1. A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo; é sua porta de entrada.

2. Parenteral: É tudo o que não é enteral.

2.1. Intravenosa: A via intravenosa é aquela na qual a administração do medicamento é realizada diretamente na corrente sanguínea por uma veia. A aplicação de medicamentos por essa via pode variar desde uma única dose até uma infusão contínua, como aqueles medicamentos que se dissolvem no soro e ficam pendurados ao lado da cama do paciente.

2.1.1. Intramuscular: A administração via intramuscular permite que o medicamento seja injetado diretamente no músculo. É indicado para medicamentos de aplicação única ou de efeito mais prolongado, como o caso de anticoncepcionais injetáveis; devem ter pequeno volume. Dependendo do medicamento, a administração por via intramuscular pode causar dor no local de aplicação

2.2. Subcutânea: Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta. Os pacientes que mais fazem uso dessa via são os bebês e idosos, por dificuldade de punção em suas veias.

2.2.1. Respiratória: É a via que se estende desde a mucosa nasal até os pulmões. Pode ser utilizada para efeito local (descongestionante nasal ou medicamento para asma) ou sistêmico (anestesia inalatória).

2.3. Tópica: Esta via geralmente é utilizada para tratamento de afecções da pele e mucosas. Os medicamentos são apresentados em forma de pomadas, géis ou cremes e devem ser administrados somente no local onde há a lesão.

2.3.1. Ocular, Nasal e Auricular: Para utilização desta via os medicamentos devem ser de aplicação local. Os medicamentos para a via ocular se apresentam sob a forma de colírio ou pomadas. Já os medicamentos utilizados por via nasal se apresentam na forma de solução (como os descongestionantes nasais); os medicamentos administrados pela via auricular são apresentados na forma de solução otológica.

3. Cada via é indicada para uma situação específica; cada uma apresenta vantagens e desvantagens.

3.1. Enteral: É tudo o que é administrado pelo trato gastro intestinal.

3.1.1. Oral: os medicamentos podem ter apresentação em comprimidos, cápsulas, pós ou líquidos; eles se espalham pelo corpo principalmente através do intestino, assim como os alimentos, quando comemos. É a mais utilizada, segura e econômica, além de ser bastante confortável, sem apresentação de dor.

3.1.2. Sublingual: Os medicamentos sublinguais são absorvidos rapidamente pela mucosa sublingual. Nessa forma de administração, o medicamento (em comprimidos ou gotas) deve ser colocado embaixo da língua e deve permanecer ali até a sua absorção total. Nesse período, não se deve conversar nem ingerir líquidos ou alimentos. É utilizada para administração de medicamentos em algumas urgências, como ataque cardíaco. Nessa situação, o medicamento tem que chegar rapidamente ao coração.

3.1.3. Retal: Os medicamentos administrados por via retal são os supositórios. São receitados quando a pessoa não pode tomar o medicamento por via oral. Nem todos os medicamentos podem ser administrados por essa via.