Начать. Это бесплатно
или регистрация c помощью Вашего email-адреса
Amebíase создатель Mind Map: Amebíase

1. Profilaxia

1.1. Em geral, a profilaxia consiste em saneamento básico, ingestão de água tratada ou fervida e de frutas e verduras bem lavadas, higiene pessoal e tratamento dos doentes.

2. Prevenção

2.1. proporcionar saneamento básico para toda a população; utilizar sempre que possível água tratada para beber; lavar as mãos antes e após as refeições; lavar bem frutas e hortaliças e deixá-las de molho em uma solução de água sanitária e água (1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água) filtrar e ferver (por no mínimo 20 minutos) água de poço ou rios antes de bebê-las; evitar o contato com fezes humanas; lavar com muita água e sabão se tiver tido contato com fezes humanas.

3. Transmisão

3.1. A transmissão ocorre pela ingestão de alimentos e água contaminados com os cistos das amebas. Em populações sem saneamento básico, o homem é obrigado a fazer suas necessidades no ambiente. Se as fezes estiverem contaminadas com o parasito, o ambiente (principalmente a água) se contamina.

4. Agente Etiológico

4.1. A amebíase é uma infecção do intestino grosso e, por vezes, do fígado e outros órgãos, que é causada pelo protozoário unicelular Entamoeba histolytica, uma ameba. As amebas podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, ou pelos alimentos ou água.

5. Reservatório

5.1. Entamoeba hystolytica. Reservatório - O homem. Modo de transmissão - Ingestão de alimentos ou água contaminados por dejetos, contendo cistos amebianos. Ocorre mais raramente na transmissão sexual devido a contato oral-anal.

6. Periodo de incubação

6.1. A Entamoeba histolytica é a responsável pela amebíase, embora possa estar presente no organismo sem desenvolver a doença. Esta, de período de incubação que varia entre 2 e 4 semanas, se caracteriza pela manifestação de diarreias e, em casos mais graves, comprometimento de órgãos e tecidos.

7. Tratamento

7.1. O tratamento para casos simples de amebíase geralmente consiste na prescrição de metronidazol por dez dias, administrado por via oral. O médico também pode prescrever medicamentos para controlar náuseas.

8. Descrição da doença

8.1. Amebíase é uma enfermidade causada por protozoários. A disenteria é o principal sintoma, e a transmissão ocorre por meio da água, alimentos e objetos contaminados. A amebíase é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Entamoeba histolytica.

9. Diagnósticos

9.1. É geralmente assintomática, mas diarreia e disenteria leve a grave podem ocorrer. Infecções extraintestinais incluem abscessos no fígado. O diagnóstico é feito identificando-se E. histolytica em amostras de fezes, ou por meio de testes sorológicos.

10. Sinais e sintomas

11. Manisfestações clinicas

11.1. Cólicas abdominais. Evacuação de fezes pastosas com muco e sangue ocasional. Fadiga. Gases em excesso. Dor retal durante evacuação (tenesmo) Perda de peso involuntária.

12. Epidemiologia

12.1. Estima-se que mais de 10% da população mundial estão infectados por E. dispar e E. histolytica, que são espécies morfologicamente idênticas, mas só a última é patogênica, sendo sua ocorrência estimada em 50 milhões de casos invasivos/ano.

13. Ciclo Biológico

13.1. O ciclo de vida do protozoário causador da amebíase começa quando o indivíduo ingere os cistos. Estes passam pelo estômago até chegarem no intestino delgado. Interessante notar que eles são muito resistentes, uma vez que sobrevivem aos ácidos estomacais.

14. Morfologia

14.1. 4 fases : trofozoíto (ou forma vegetativa), cisto (ou forma de resistência), pré-cisto (forma entre trofozoíto e cisto) e metacisto (forma que dá origem ao trofozoíto).