马上开始. 它是免费的哦
注册 使用您的电邮地址
SOLOS: 作者: Mind Map: SOLOS:

1. Contexto Ambiental:

1.1. O solo é a base que sustenta e nutri as plantas, armazenando nutrientes, água e ar devido a sua porosidade e também auxilia no funcionamento dos ecossistemas, afeta o fluxo de energia e matéria orgânica. O solo é responsável pela manutenção da vida e nem sempre é tratado com o cuidado necessário.

2. Contexto Econômico:

2.1. Muitos setores, como o têxtil e o farmacêutico, têm grande dependência de produtos de origem vegetal ou animal em suas cadeias, o que torna a boa gestão do solo, em escala global, uma questão estratégica para os negócios.A intensificação da agricultura criou perdas e intensificou as perdas do solo; hoje, no entanto, em escala mundial, tanto nos países avançados quanto nos do Terceiro Mundo, que as ciências agrárias foram capazes de criar uma tecnologia que não só ofuscou o efeito dessas perdas, mas faz ainda com que a produtividade da agricultura crescesse.

3. Principais tipos de Solos:

3.1. Solos arenosos

3.2. Solos argilosos

3.2.1. Solos siltosos

3.2.1.1. Os solos apresentam grande variedade química, física e biológica em sua composição. São 13 classes contidas no sistema de solos brasileiro. São exemplos: Argissolos Cambissolos Chernossolos Esposossolos Gleissolos Latossolos Luvissolos Neossolos Notssolos Organossolos Planossolos Plintossolos Vertissolos

4. Processos:

4.1. O processo de degradação do solo, bem como suas causas e consequências, ocorre por variados motivos e resulta na perda da produtividade, além de causar impactos socioambientais. Esse problema geralmente é causado pelo mau uso e má conservação, consequências de processos naturais ou das atividades humanas. A conservação do solo é o conjunto de práticas aplicadas para promover o uso sustentável do solo para o plantio, mas se aplicada de forma errada, promove sua degradação.

5. Horizontes do Solo:

5.1. Horizonte O (orgânico) - o grupo O é constituído por horizontes orgânicos que se formaram sobre o solo mineral. Aí se encontram detritos derivados da morte de plantas e animais. O horizonte O ocorre geralmente nas áreas florestais e geralmente está ausente nas regiões de savana. As zonas específicas deste horizonte são: Oi - horizonte orgânico de resíduos de plantas e animais, ligeiramente decompostos; Oe - horizonte orgânico com resíduos orgânicos medianamente decompostos; Oa - horizonte orgânico com resíduos orgânicos com um elevado grau de decomposição. - Horizonte A - são os horizontes minerais de nível mais elevado. Contêm uma forte mistura de matéria orgânica decomposta (humificada), que tende a dar a cor escura aos horizontes seguintes. - Horizonte E - são os horizontes que apresentam o máximo de lixiviação ou eluviação de argila, ferro, óxidos de alumínio, que coloca de lado uma concentração de minerais resistentes, tais como quartzo, areias e vasos. O horizonte E é geralmente mais claro que o horizonte A e está colocado imediatamente a seguir ao horizonte A. - Horizonte B (iluvial) - a subsuperfície do horizonte B inclui camadas nas quais a iluviação de materiais se realizou na zona superior, mas também muitas vezes na zona inferior. Nas regiões húmidas, os horizontes B são as camadas onde ocorre o máximo de acumulação de materiais tais como óxidos de ferro e alumínio, e argilas. Nas regiões áridas e semiáridas, o carbonato de cálcio, o sulfato de cálcio e outros sais podem ser acumulados neste horizonte B. O horizonte B é muitas vezes incorretamente referido como subsolo. - Horizonte C - é um horizonte constituído por material não consolidado, situado abaixo dos horizontes A e B. Pode ser constituído, ou não, com os mesmos materiais ou materiais semelhantes aos que formam o solo arável. Este horizonte não abrange as zonas onde ocorrem a maioria das atividades biológicas e, em geral, é muito pouco afetado pelos processos que originam os horizontes situados acima dele. As zonas superiores deste horizonte podem, com o tempo, vir a fazer parte do solo, devido à meteorização e erosão contínua. - Camada R - é constituída por rocha consolidada, evidenciando a existência de pouca ou nula meteorização. - Horizontes de transição - estes horizontes constituem transição entre os principais horizontes (O, A, E, B e C). Podem ser caracterizados por propriedades específicas de um horizonte, mas apresentam características importantes de outro horizonte.

6. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

6.1. Cada objetivo e suas respectivas metas abordam aspectos diferentes que convergem pelo fato de serem essenciais para a viabilidade de uma sociedade sustentável. Todos os objetivos que tenham relação com a natureza e fatores ambientais irão afetar na dinâmica do solo, portanto é primordial que as práticas que almejam serem alcançadas influenciem positivamente nele.

7. Aluna: Rebecca Ferreira

7.1. Turma: 1 ano ''A''