
1. CONCEITOS ESSENCIAIS E FUNDAMENTAIS
1.1. A Gestalt-terapia é uma abordagem fenomenológica clínica, a qual é centrada na descrição subjetiva do sentimento do paciente.
1.1.1. FENOMENOLOGIA
1.1.1.1. O fundamental é a vivência imediata do fenômeno, tal como o processo que o indivíduo está vivendo no aqui e agora
1.1.1.2. A percepção de mundo é dominada e influenciada por fatores subjetivos de cada indivíduo.
1.1.1.3. “o como procede o porquê"
1.1.2. EXISTENCIALISMO
1.1.2.1. É a vivência concreta acima dos princípios abstratos.
1.1.2.2. Autoconhecimento.
1.1.2.3. O indivíduo participa ativamente da sua construção pessoal. Logo, a Gestalt-terapia assume que cada um é responsável pelo sentido que confere a sua vida, criando assim, sua própria liberdade.
1.1.3. PSICOLOGIA DA GESTALT
1.1.3.1. “O todo é diferente da soma das partes.”
1.1.3.2. Nossa percepção se divide em FORMA e FUNDO. Forma é a aparência latente e definida, com um contorno visível. No entanto, não há forma sem fundo. A Gestalt se ocupa em estabelecer a inter-relação entre os conceitos.
1.1.3.3. Uma Gestalt é um conjunto significativo, não necessariamente pelo que ele é, mas para o próprio indivíduo que o percebe.
1.1.3.4. Qualquer fenômeno observado nunca é uma realidade objetiva, mas sim, uma inter-relação entre o fenômeno e o momento presente.
2. EPISTEMOLOGIA
2.1. Fundador: Fritz Perls
2.2. Nome inicial: Terapia de concentração
2.3. Ano: 1951 – foi lançado a obra coletiva Gestalt Therapy que marcou o nascimento da abordagem.
2.3.1. 1952 – Fritz e Laura Perls criaram o primeiro Instituto de Gestalt: The Gestalt Institute of New York
2.4. Contexto histórico: Desenvolveu sua teoria na década de 1940, quando a visão psicanalista era dominante da época. Perls discordava em muitos pontos da psicanalise ortodoxa e formulou sua teoria em postulados que vão contra os preceitos freudianos, colocando o analisado como responsável pela sua realidade e detentor do poder de criação da sua liberdade, não apenas fruto de pulsões biológicas e conflitos inconscientes.
2.4.1. Perls tinha como objetivo conscientizar seus clientes de que cada um é capaz de criar sua própria realidade, ele é dono das próprias rédeas de sua vida.