Farmácia Hospitalar e Clínica

MAPA MENTAL DE FARMACIA HOSPITALAR

马上开始. 它是免费的哦
注册 使用您的电邮地址
Farmácia Hospitalar e Clínica 作者: Mind Map: Farmácia Hospitalar e Clínica

1. SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS: Uso racionalde medicamentos interfere no tempo de ação da dença, período hospitalização

2. COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA (CFT) seleção de medicamento deve cumprir o objetivo de assegurar uma terapêutica racional e de baixo custo.

3. CONTROLE DE CUSTOS: Padronização de medicamentos, Programa de educação continuada para médicos, substituição terapêutica, Fármacos de uso restrito.

4. CLASSIFICAÇÕES DO HOSPITAIS: Relacionada com o aspecto assistencial.

5. GENERICAMENTE CLASSIFICADOS EM : HOSPITAL GERAL, QUE DÁ ASSISTÊNCIA A VÁRIAS ESPECIALIDADES E HOSPITALESPECIALIZADO, QUE ASSISTE A UMA PATOLOGIA ESPECÍFICA.

6. TIPOS DE HOSPITAIS QUANTO A ADMINISTRAÇÃO: Hospital publico, Hospital particular ou privado

7. QUANTO AO ASPECTO FINANCEIRO: Hospital não lucrativo, não tem propósito de obter lucro, Hospital Filantrópico, particular não lucrativo, Hospital Beneficente, particular não lucrativo que atende grupos específicos, Hospital Lucrativo, que objetiva lucro.

8. QUANTO À FINALIDADE: Hospital de crônicos, cujo estado clínico se tenha estabilizado, permanência em geral ultrapassa 60 dias. Hospital de agudos, cujo tempo médio de permanência não ultrapassa 30 dias.

9. QUANTO A ESTRUTURA FÍSICA: Hospital Pavilhonar, distribuido por edificações isoladas de pequeno porte estando ou não interligados, Hospital monobloco, cujos serviços estão localizados m um único edifício.

10. QUANTO AO CORPO CLÍNICO: Hospital de corpo clínico aberto permite outros médicos fazer suas internações, Hospital de corpo clínico fechado, possui corpo clínico efetivo , sendo permitindo apenas em caráter eventual o exercício de outros profissionais.

11. QUANTO AO PORTE: Hospital de pequeno porte, capacidade de até 50 leitos, Hospital de médio porte, com capacidade de 51 até 150 leitos, Hospital de grande porte, com capacidade de 151 até 500 leitos, Hospital de porte especial ou estra, com capacidade de 500 leitos.

12. ELEMENTOS COMPONENTES: Os hospitais são bastantes variados e por esta razão os elementos ou unidades que compõe um hospital são diversificados.

13. DEFINIÇÃO DE ALTERNATIVAS E TIPOS DE SUBSTITUIÇÃO DE MEDICAMENTOS: altenativa farmacêutica , medicamentos que contém o mesmo fármaco, mesma dosagem e diferem em relação ao sal éster forma farmacêutica ou via de administração

14. DEFINIÇÃO DE ALTERNATIVAS E TIPOS DE SUBSTITUIÇÃO DE MEDICAMENTOS: medicamentos que contém diferentes fármacos, mas que pertencem á mesma classe farmacológicas, apresentam mesmos efeitos terapêuticos quando administrados em doses terapêuticas equivalentes.

15. DEFINIÇÃO DE ALTERNATIVAS E TIPOS DE SUBSTITUIÇÃO DE MEDICAMENTOS: substituição farmacêutica alternativa farmacêutica no lugar do medicamento prescrito, substituição terapêutica, alternativa no lugar do medicamento prescrrito.

16. SOLICITAÇÃO DE MEDICAMENTO NÃO PADRONIZADO E PADRONIZADO DE USO RESTRITO-FARMÁCIA: NOME DO PACIENTE; REGÍSTRO DO PACIENTE; LEITO DO PACIENTE; SEXO, IDADE

17. SOLICITAÇÃO DE MEDICAMENTO NÃO PADRONIZADO E PADRONIZADO DE USO RESTRITO-FARMÁCIA: PESO, DIAGNÓSTICO, MEDICAMENTO SOLICITADO, NOME DO FÁRMACO, NOME COMERCIAL, FORMA FARMACÊUTICA, DOSAGEM, QUANTIDADE TOTAL PREVISTA PARA O TRATAMENTO.

18. SOLICITAÇÃO DE MEDICAMENTO NÃO PADRONIZADO E PADRONIZADO DE USO RESTRITO-FARMÁCIA: QUANTIDADE PREVIST PARA 24 H; JUSTIFICATIVA DO PEDIDO, CARACTERIZAÇÃO DE EMERGÊNCIAPARA ATENDIMENTO,MÉDICP, NOME LEGÍVEL ASSINATURA

19. SOLICITAÇÃO DE MEDICAMENTO NÃO PADRONIZADO E PADRONIZADO DE USO RESTRITO-FARMÁCIA: CRM, MÉDICO REPONSÁVEL PELO PACIENTEOU PELA UNIDADE DE INTERNAÇÃO, DATA, ESPAÇO RESERVADO PARA OBSERVAÇÃO

20. APROVÇÃO: 7 -DEVE SER APROVADA PELO CORPO CLÍNICO DO HOSPITAL.

21. USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: Obter melhor efeito, com menor número de fármacos, durante período mais curto com menor custo possível.

22. PROCESSO DE SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS TEM COMO OBJETIVO: *Implantar políticas de utilização e medicamentos com base correta na avaliação, seleção e emprego terapêutico no hospital. *Promovera atualização e a reciclagem de temas relacionados a terapêutica hospitalar. *reduzir custos, visando obter disponibilidade dos medicamentos essenciais á cobertura dos tratamentos necessários aos pacintes.

23. VANTAGENS DA SELEÇÃODE MEDICAMNTOS: reduzir custos, simplificar rotina de aquisição, armazenamento, dispensação e controle, reduzir estoque... e outros

24. ETAPAS DA SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS: Seleção a ser adotada, conscientização da esquipe de saúde através de reuniões, boletins informativos e outras estratégias educativas , analise do padrão de utilização de medicamentos,

25. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS: Depende de vários fatores, perfil das patologias principais do hospital, padronizar medicamentos pelo nome do principio ativo adotando a denominação comum brasileira - DCB

26. PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS: Uso racional interfere na redução do tempo de ação da doença e no período de hospitalização

27. PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS,NEM TODO MEDICAMENTO PADRONIZADO DEVE SER AUTOMATICAMENTEADIQUIRIDO PELA FARMÁCIA.POUCOS SE ENQUADRAM NESTA OBSERVAÇÃO.

28. CPM - COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTO

29. CFT - COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA

30. FARMACÊUTICO - SECRETÁRIO DA COMISSÃO: DEVE SER ESCOLHIDO PELA SUA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE TERAPÊUTICA E FARMNACOLOGIA. A CPM É A JUNTA DELIBERATIVA PELA DIRETORIA CLÍNICA COM A FINALIDADE REGULAMENTAR E PADRONIZAÇÃO MEDICAMENTOS UTILIZADOS NO RECEITUÁRIO HOSPITALAR.

31. AS FUNÇÕES DA CPM SAO: selecionar medicamentos para uso hospitalar; redigir padronização de medicamentos e mantê- la atualizada; divulgar informações sobre medicamentos.

32. COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA - CFT - ATIVIDADES DE FARMACOVIGILÂNCIA, ASSEGURAR RESULTADOS CLÍNICOS OTIMOS E UM RISCO POTENCIAL MÍNIMO, RECOMENDAVÉLQUE A COMISSÃO SE REUNA NO MÍNIMO A6 VESES NO ANO.

33. SISTEMA DE FORMULÁRIO FARMACÊUTICO: É um processo contínuo, através do qual a farmácia e a equipe de saúde em conjunto com a CFT ou equivalentes avalia e seleciona os medicamentos necessários. Os produtos selecionados devem estar disponíveis na farmácia.

34. ETAPAS DE PADRONIZAÇÃO: 1-Formação da comissão de padronização ou comissão de farmácia e terapêutica;

35. ETAPAS DE PADRONIZAÇÃO:2-seleçaõde medicamentos pelas comissões. relacioanar medicamentos com suas respectivas apresentações e dosagens de acordo com grupo farmacológico.

36. ETAPAS DE PADRONIZAÇÃO: 3- consulta ao corpo clinico eliminar fármacos sem relevância, sugerir inclusão de itens não relacionados e verificação de quais associações não podem sedr eliminadas

37. ETAPAS DE PADRONIZAÇÃO: 4 -Análise comparativa, quando surgir necessidade de nova lista de medicações

38. PRIORIDADES: 5 - retoques técnicos, cada médico deve indicar os itens prioritários as suas clínicas, listagem em ordem alfabética e enumerados facilitam o planejamento e procura dos medicamentos quando necessário

39. ESQUEMATIZAÇÃO: 6 - determinará o modelo de apresentação de medicamento, modo de cada ítem padronizado, o sistema que pertence, o seu grupo farmacológico, seu código, a descriminação- apresentação dosagem , escala de prioridade

40. REVISÃO 8- a:após a revisão, deverá ser encaminhado a gráfica para impressão

41. REVISAO 10 - DEVE SER FEITA NOVA REVISÃO.

42. divulgação: 11 -deve ser o mais abrangente possível

42.1. IMPRESSÃO 9- recomenda redução do documento 17x23para facilitar sua condução e consulta

43. ARUALIZAÇÃO: 12- investigada diariamente, revisada anualmente, inclusão de novos itens, se houver alguma substituição deve se apresentar a um suporte idôneo

44. CUSTOS: Redução de gastos não pode diminuir a qualidade da farmacoterapia prestada ao paciente, garantir a redução de custos com medicamentos eficazes aos tratamentos.

45. SOLICITAÇÃO DE REVISÃO DA PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS: 1-( ) inclusão ( ) exclusão, 2- nome do fármaco, 3 -nomes comerciais, 4- fabricante.

46. SOLICITAÇÃO DE REVISÃO DA PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS: 5-FORMAS FARMACÊUTICAS E CONCENTRAÇÃO A INCLUIR OU EXCLUIR CAPSULA, COMPRIMIDO, SUSPENSÃO, SOLUÇÃO ORAL........

47. SOLICITAÇÃO DE REVISÃO DA PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS: 6- CLASSE TERAPÊUTICA, 7-INDICAÇÃO TERAPÊUTICA PRINCIPAIS, 8- ESQUEMA TERAPÊUTICO RECOMENDADO, 8.1- PEDIATRIA, 8.2- ADULTOS,8.3-DURAÇÃO DO TRATAMENTO

48. SOLICITAÇÃO DE REVISÃO DA PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS: 9- JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA EM RELAÇÃO A OUTRO SUBSTITUTO INCLUÍDO NA PADRONIZAÇÃO

49. SOLICITAÇÃO DE REVISÃO DA PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS: 10- QUAIS MEDICAMENTOS PADRONIZADOS SERÁ OU SERÃO SUBSTITUÍDOS CO A INCLUSÃO PROPOSTA?

50. SOLICITAÇÃO DE REVISÃO DA PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS: 11- EFEITOS OBSERVADOS, 11.1 ESPERADOS, 11.2 REAÇÕES ADVERSAS, 12- RELACIONAR AS CONTRA INDICAÇÕES, ADVERTÊNCIAS E TOXICIDDES ASSOCIADAS AO USO OU ABUSO DO MEDICAMENTO.

51. SOLICITAÇÃO DE REVISÃO DA PADRONIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS: 13- CITAR ENVIAR CÓPIAS DE ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS, CONTRLADOS POR MEDICAMENTOS PADRÕESOU PLACEBOS PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTIFÍCAS RECONHECIDAS.