CONCORDÂNCIA VERBAL
作者:Társila Medeiros
1. Ex: "O professor ou os alunos farão o mapa mental?"
2. Ex: FEZ dez anos que nos conhecemos.
3. Quando houver porcentagem, o verbo deve concordar com o numeral.
3.1. Ex.: Quinze por cento não compareceram à reunião. / Um por cento não compareceu à reunião.
4. Núcleo ligado pela palavra "OU": concorda com o núcleo mais próximo.
5. O verbo "SER" concorda com a expressão numérica em: horas, datas, tempo e distância.
5.1. ATENÇÂO: Podem ocorrer duas concordâncias com datas; quando a palavra "dia" está subentendida, o verbo fica no singular.
5.2. Concordância do verbo ser: a) sujeito nome de coisa ou um dos pronomes nada, tudo, isso ou aquilo + verbo ser + PREDICATIVO no plural: verbo no singular ou no plural (mais comum).
5.3. b) NAS ORAÇÕES INTERROGATIVAS iniciadas pelos pronomes quem, que, o que – verbo ser concorda com o nome ou pronome que vem depois.
5.4. c) 1º TERMO – SUJEITO = substantivo; 2º termo = pronome pessoal, o verbo concorda com o pronome pessoal.
5.5. d) Nas expressões é muito, é pouco, é mais de, é tanto, é bastante + determinação de preço, medida ou quantidade: verbo no singular.
5.6. e) Indicando hora, data ou distância – o verbo concorda com o predicativo.
6. Concordância com verbo haver
6.1. Com sentido de ter ou quando funciona como locução verbal, concorda com o sujeito a que se refere: Nós duas havemos de ter fé para enfrentar essa dificuldade.
6.1.1. Ressalta-se que o verbo existir concorda normalmente com o sujeito: > Existe algo belo naquele lugar. > Existem muitas coisas belas naquele lugar.
6.2. Com sentido de existir, permanece no singular, por se tratar de oração sem sujeito: Há muitas coisas belas naquele lugar.
7. OBS: Expressões não só...mas também, tanto/quanto que relacionam sujeitos compostos permitem a concordância do verbo no singular ou no plural.
8. O verbo FAZER indicando tempo, fica no singular.
9. Pronome relativo antecedido da expressão “um dos”, “uma das” – verbo na 3ª pessoa do singular ou do plural. Ex.: Ela é uma das que mais impressiona (ou impressionam).
9.1. - Quando apresenta uma ideia de seletividade, fica obrigatoriamente no singular. Ex.: Aquela é uma das peças de Nelson Rodrigues que hoje se apresentará neste
10. Quando o sujeito for um pronome de tratamento, o verbo fica na 3ª pessoa do singular ou do plural (de acordo com o sujeito)
10.1. Ex.: Espero que a Vossa Senhoria não se atrase. / Espero que as Vossas Senhorias não se atrasem.
11. - indicando retificação – o verbo concorda com o núcleo mais próximo.
12. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa.
12.1. Indicando assim que sempre quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar. EX: Os EUA influenciam o mundo.
13. Regra geral: Sujeito e verbo devem concordar em número e pessoa.
14. Quando a oração conta com pronome relativo 'QUE" conectando o sujeito e verbo, o verbo deve concordar com o sujeito, que antecede o pronome "QUE".
14.1. Nomes próprios locativos ou intitulativos – se precedidos de artigo plural, o verbo irá para o plural; não sendo assim, irá para o singular.
14.2. EX: Fui eu que sai com a moto.
15. Sujeito composto e posposto ao verbo: verbo fica no plural ou no singular.
15.1. - indicando inclusão, ou antonímia – o verbo fica no plural.
15.1.1. Sujeito composto ligado por ou: - indicando exclusão, ou sinonímia – o verbo fica no singular.