马上开始. 它是免费的哦
注册 使用您的电邮地址
SERGE MOSCOVICI 作者: Mind Map: SERGE MOSCOVICI

1. Moscovici trouxe uma perspectiva critica para o olhar psicossocial, com foco na interação que envolve um alter mediador entre um ego e o objeto.

1.1. O modo como ele olhava para esse objeto de estudo trouxe uma critica aos reducionismos psicológico e sociológico. O individuo foi considerado como ser pensante.

2. Foi uma figura importante para a Psicologia Social no Brasil e em outros países, incentivando a criação de centros de pesquisas.

2.1. Com suas principais obras traduzidas para cada idioma correspondente, como a Teoria das Minorias Ativas, uma teoria que inverteu o problema da influência da maioria sobre a minoria, o que contribuiu para a Psicologia Social Experimental.

3. Nasceu em Bralïa na Romênia em 1925, em uma família judia. Viveu em um campo de trabalho, onde passou a gostar de literatura e aprendeu a a falar francês.

3.1. Depois de um tempo, com muitas idas e vindas, Moscovici se mudou para Paris em 1948, estudou Psicologia e Psicologia Social na "Sorbonne".

4. Em 1961, publicou sua principal tese, A Teoria das Representações Sociais (TRS).

4.1. Moscovici explica que são entidades quase tangíveis, pois, elas circulam através de uma fala ou gestos e também são um conjunto de conceitos, proposições e explicações. Ou seja todos os aspectos que envolvem a vida do ser humano.

4.2. Existem dois processos que formam as Representações Sociais.

4.2.1. Processo de ancoragem (classificar e rotular, ou seja, classificar pessoas ideias e objetos procurando um lugar para encaixar o não familiar) e o processo de objetificação (transformar algo abstrato em algo físico, ou seja, tornar concreto e visível em uma realidade, aliando conceito com imagem).