CAMPO ELÉTRICO
作者:Augusto Soares
1. Campo elétrico e força elétrica
1.1. Toda carga elétrica apresenta seu próprio campo elétrico. No entanto, para que surja a força elétrica, é necessário que o campo elétrico de pelo menos duas cargas interajam. A resultante vetorial dos campos elétricos de cada uma das cargas dita, nesse caso, para qual direção e sentido surgirá a força sobre as cargas. Em posições nas quais o campo elétrico resultante é nulo, por exemplo, não é possível que haja força elétrica.
1.2. O campo elétrico possui valor, direção e sentido. Para calcular seu valor, é preciso levar em consideração a força eletrostática (F) ─ ou força elétrica ─ e a carga (q) da partícula que está sofrendo essa força.
2. Lei de Coulomb
2.1. A lei de Coulomb nada mais é do que uma lei física que possibilita determinar a intensidade da força elétrica de atração ou repulsão existente entre duas cargas elétricas.
2.2. se temos duas cargas elétricas positivas (as quais vão se repelir), a lei de coulomb consegue estabelecer com exatidão qual a força repulsiva que cada carga alcançará. Já no caso de um par de cargas opostas (as quais vão se atrair), a lei de coulomb nos permite mensurar a intensidade da força elétrica atrativa entre elas.
3. A fórmula da lei de Coulomb
3.1. sugere que a força elétrica entre duas cargas é proporcional ao valor das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
3.2. Logo, temos que em que:
3.3. F – força elétrica dada em N (newton) entre as duas cargas;
3.4. k – é a constante dielétrica do vácuo , dada por 9,0.109 N.m²/C²;
3.5. Q1 – intensidade da carga elétrica dada em c (coulomb) da carga 1;
3.6. Q2 – intensidade da carga elétrica dada em c (coulomb) da carga 2;
3.7. d – distância em m (metros) entre as duas cargas.
4. É a região em torno de uma carga elétrica em que esta irá manifestar suas propriedades. É parecido com o conceito da gravidade estudado na Gravitação. A gravidade é a interação entre um corpo de massa e outro, mas não precisa ter contato entre os corpos, basta que um corpo esteja dentro do campo gravitacional de outro.
4.1. A forma de caracterizar os pontos do campo é através do vetor campo elétrico
4.2. O campo elétrico possui valor, direção e sentido. Para calcular seu valor, é preciso levar em consideração a força eletrostática (F) ─ ou força elétrica ─ e a carga (q) da partícula que está sofrendo essa força.
5. principais fórmulas da eletrostática:
5.1. Potencial elétrico: P = E/q.
5.2. Campo elétrico: E = F/q;
5.3. Carga elétrica: Q = n.e;
5.4. Força elétrica: F = k. (q1.q2)/d²;
6. direção e o sentido'
6.1. considere uma carga elétrica positiva. O campo elétrico dela é desenhado por meio de setas que se deslocam da partícula para longe dela. Já em uma partícula com carga elétrica negativa, o campo elétrico é representado por setas que apontam para a própria partícula.