
1. Métodos químicos de desinfecção.
1.1. A desinfecção química é feita por meio de agentes químicos para eliminar os microrganismos. Esses agentes são os desinfetantes químicos, que podem ser aplicados manualmente ou de forma automatizada.
1.1.1. CUIDADOS: Os artigos precisam ser previamente limpos e secos antes de serem mergulhados na solução;
1.1.2. O enxágue precisa ser feito por completo;
1.1.3. A concentração precisa ser monitorada;
1.1.4. O tempo de contato entre o material e o desinfetante precisa ser respeitado;
1.1.5. A imersão precisa ser feita por completo;
1.1.6. A água precisa ser de qualidade.
1.2. Álcool : C2H5OH
1.2.1. Álcool em Gel: O álcool em gel é uma substância de limpeza usada como desinfetante para as mãos, idealmente composto por 70% de etanol. É classificado como dispersão coloidal. A eficácia acontece porque o coronavírus é revestido com um camada de gordura que o protege. Quando em contato com sabão ou álcool, por exemplo, a camada se dissolve, matando o vírus.
1.2.2. Álcool 70%: é um desinfetante de média eficiência que contém álcool etílico e água (deionizada), ou seja, uma solução aquosa de álcool. É classificado como solução liquida. Para obter 1L de álcool 70%, basta juntar 704,01mL de álcool e 295,99mL de água. O Álcool dissolve a camada de gordura que protege o vírus, então quando entram em contato o vírus morre.
1.3. Água Sanitária 2% : NaClO
1.3.1. A composição química da água sanitária (lixívia ou barrela) é basicamente uma solução aquosa de hipoclorito de sódio. Para obter a água sanitária é preciso de 55ml de NaOCl em 1000ml de água, assim possuímos uma densidade de 1,1L. É classificado como solução liquida. A Covid pode ficar horas em superfícies e a água sanitária é recomendada por que alem do hipoclorito de sódio matar o vírus a solução penetra em superfícies "matando-o".
1.4. Água Oxigenada 1% : H2O2
1.4.1. A decomposição do H2O2 é exotérmica, ou seja, libera calor para o meio. Em soluções diluídas esse calor é facilmente absorvido pela água, porém, em soluções mais concentradas, a temperatura do meio aumenta e a decomposição do H2O2 é acelerado. A água oxigenada vendida comercialmente, contudo, é uma mistura de água e peróxido de hidrogênio, sendo que o peróxido de hidrogênio representa entre 3% e 9% da mistura. É classificado com solução liquida.
1.5. Sabões
1.5.1. O sabão é um produto tensoativo usado em conjunto com água para lavar e limpar. Sua apresentação é variada, desde barras sólidas até líquidos viscosos, e também pó. Quando o coronavírus está nas suas mãos, ele não consegue penetrar na pele, pois sua camada externa é levemente ácida, mas eles podem permanecer lá esperando a oportunidade de entrar no corpo por lugares mais vulneráveis. E é nesse momento que você pode interceptá-lo e destruí-lo, simplesmente lavando as mãos. O sabão não apenas solta o vírus da pele, mas também faz com que o envelope viral se dissolva, de modo que proteínas e o RNA deslizem e o vírus morra metaforicamente (ele é, na verdade, desativado, pois os vírus não estão exatamente vivos).
2. A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.
2.1. Pandemias marcantes
2.1.1. Tuberculose; Varíola; Gripe Espanhola; Peste Negra; AIDS (HIV); Tifo; Cólera; Gripe Suina.
3. Métodos físicos de desinfeção.
3.1. A desinfecção física envolve o calor como agente desinfetante. Para ser feita, normalmente são utilizados equipamentos que permitem mais controle e menos risco operacional, como lavadoras termo desinfectadoras, lavadores de descarga e pasteurizadores.
3.1.1. CUIDADOS: Manutenções preventivas devem ser feitas periodicamente;
3.1.2. A operação precisa ser validada;
3.1.3. Os parâmetros físicos devem ser monitorados;
3.1.4. A água precisa ser de qualidade;
3.1.5. Testes de limpeza precisam ser feitos periodicamente.