BIODIVERSIDADE

马上开始. 它是免费的哦
注册 使用您的电邮地址
BIODIVERSIDADE 作者: Mind Map: BIODIVERSIDADE

1. Acredita-se que, como em muitas savanas do mundo, os ecossistemas de cerrado vêm co-existindo com o fogo desde tempos remotos, inicialmente como incêndios naturais causados por relâmpagos ou atividades vulcânicas e, posteriormente, causados pelo homem.

2. O que São Biomas?

2.1. Grandes estruturas ecológicas com fisionomias distintas

2.2. podem ser encontradas nos diferentes continentes,

2.3. caracterizados principalmente pelos fatores climáticos (temperatura e umidade) e formações vegetais relacionados à latitude.

3. CERRADO

3.1. As árvores do cerrado são muitos peculiares, com troncos tortos, cobertos por uma cortiça grossa, e de folhas geralmente grandes e rígidas.

3.2. Situa-se nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo e Paraná

4. FLORESTAS DE COCAIS (BABAÇUAIS)

4.1. Localiza-se em certas áreas dos estados do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte

4.2. Planta típica é o Babaçu (Orbignya martiana)

4.3. A floresta de babaçu é economicamente importante; das sementes da palmeira extrai-se o óleo, as folhas são utilizadas para a cobertura de casas e para a fabricação de utensílios domésticos

5. FLORESTA ATLÂNTICA OU MATA ATLÂNTICA

5.1. Nesse bioma a maioria dos rios é perene, possuindo rios de águas claras e rios de águas pretas.

5.2. Apresenta um alto índice pluviométrico chegando a valores entre 1800 a 3600mm por ano, devido a condensação da brisa oceânica carregada de vapor que é empurrada para as regiões continentais.

6. FLORESTA AMAZÔNICA

6.1. •Árvore mais conhecida da região é a seringueira

6.2. •Apresentam raízes tabulares responsáveis pela sustentação das plantas

6.3. •Localiza-se na região norte do Brasil

7. CAATINGA

7.1. Abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e norte de Minas Gerais.

7.2. A vegetação da caatinga é extremamente diversificada proporcionando a ocorrência de espécies adaptadas às condições do ambiente (solo e clima).

7.3. Algumas das espécies nativas da caatinga são: barriguda, amburana, aroeira, umbu, baraúna, maniçoba, macambira, mandacaru e juazeiro.

8. PANTANAL MATO-GROSSENSE

8.1. A planície do pantanal é considerada a maior área úmida contínua do mundo

8.2. Formada por uma grande bacia sedimentar, sua altitude varia de 75 a 100m acima do nível do mar

8.3. Abriga uma das mais ricas reservas de vida selvagem do mundo

9. PAMPAS OU CAMPOS SULINOS

9.1. Agricultores e pecuaristas foram atraídos para a região devido ao seu solo fértil e condições naturais favoráveis, o que ocasionou uma desordenada expansão, gerando um acelerado desgaste do solo e iniciando um processo de desertificação em algumas áreas desse bioma.