DOR DE DENTE
作者:Madu Linda
1. TRANSDUÇÃO: A transdução refere-se ao processo que ocorre nos nociceptores no qual o estímulo nocivo é transformado num influxo nervoso (estímulo elétrico ou potencial de ação).
2. TRANSMISSÃO: A transmissão consiste na propagação do impulso elétrico através das vias nociceptivas.
3. PERCEPÇÃO: A percepção da dor se inicia na periferia, através da ativação de nociceptores (receptor sensorial da dor).
4. MODULAÇÃO: A modulação compreende um conjunto de mecanismos que atenuam ou amplificam os impulsos nociceptivos, podendo ocorrer a nível periférico ou central. Porém, é o corno posterior da espinhal medula o local mais importante onde se dá esta ação.
5. A pulpite (dente inflamado) é uma inflamação dolorosa da polpa dentária que é a parte mais interna no dente, onde se localizam os vasos sanguíneos e os nervos responsáveis pela vitalidade do dente.
5.1. ETIOLOGIA: O termo “pulpite” compreende a inflamação da polpa dentária, cuja principal causa é o biofilme bacteriano associado à cárie.
6. DOR: A dor é uma sensação desagradável que pode limitar as habilidades e capacidades de uma pessoa para seguir uma rotina diária.
6.1. DOR LENTA é conhecida também como "dor em queimação", "dor crônica" ou “dor pulsátil", e está associada a uma lesão mais grave dos tecidos.
6.2. DOR RÁPIDA leva esse nome devido a sua curta duração (0,1 segundos) após o estímulo doloroso, sendo chamada também de "dor aguda", "dor pontual" ou "dor em agulhada".
6.3. DOR AGUDA é descrita como um alerta de que uma lesão ocorreu em uma parte do corpo e que uma mudança de comportamento deve ocorrer com o intuito de manter o dano tecidual o mais controlado possível.
6.4. As fibras aferentes primárias A são mielinizadas e conduzem para o encéfalo, os sinais nociceptivos associados à dor rápida, aguda e bem localizada, enquanto as fibras aferentes primárias C são amielinizadas e associadas à dor lenta, difusa e mal localizada. As fibras primárias A são sensíveis a estímulos térmicos e mecânicos intensos.
7. RECEPTORES: Os receptores específicos para a dor estão localizados nas terminações de fibras nervosas Ad e C 10,11 e, quando ativados, sofrem alterações na sua membrana, permitindo a deflagração de potenciais de ação.
8. No tálamo, as informações sobre a dor são projetadas por várias áreas do córtex cerebral e regiões subcortical.
9. -