
1. Visa motivar os indivíduos a conseguir o equilíbrio de objetivos que irá proporcionar maior satisfação humana e atingir as metas da organização
1.1. Experiência de Hawthorne - Revelou que um incentivo poderoso para o aumento da produção não era devido às condições físicas de trabalho ou a recompensas financeiras, mas resultado de efeito Hawthorne, pelo qual os trabalhadores se sentiam importantes, reconhecidos e motivados (FARIA, 2002).
1.1.1. EFEITO HAWTHORNEA: qualidade do tratamento dispensado pela gerência aos trabalhadores influencia fortemente seu desempenho. Bom tratamento por parte da administração, reforçando o sentido de grupo, produz bom desempenho. O efeito positivo do tratamento da administração sobre o desempenho humano ficou conhecido como efeito Hawthorne, por causa do nome do experimento.
1.1.2. LEALDADE AO GRUPO: O sistema social formado pelos grupos determina o resultado do indivíduo, que pode ser mais leal ao grupo do que à administração. Alguns grupos não atingem os níveis de produção esperados pela administração, porque há entre seus membros uma espécie de acordo que define uma quantidade “correta”, que é menor, a ser produzida. Assim, o efeito Hawthorne não funciona em todos os casos.
1.1.3. ESFORÇO COLETIVO: Por causa da influência do sistema social sobre o desempenho individual, a administração deve entender o comportamento dos grupos e fortalecer as relações com os grupos, em vez de tratar os indivíduos como seres isolados. À responsabilidade de administração é desenvolver as bases para o trabalho em equipe, o autogoverno e a cooperação.
1.1.4. CONCEITO DE AUTORIDADE: O supervisor de primeira linha deve ser não um controlador, mas um intermediário entre a administração superior e os grupos de trabalho. O conceito de autoridade deve basear-se não na coerção, mas na cooperação e na coordenação.