Capítulo 11: Nacionalismos Africano e Asiático.

登録は簡単!. 無料です
または 登録 あなたのEメールアドレスで登録
Capítulo 11: Nacionalismos Africano e Asiático. により Mind Map: Capítulo 11: Nacionalismos Africano e Asiático.

1. - Apartheid na África do Sul como se chama o regime de segregação racial que existiu na África do Sul por quase cinco décadas, estendendo-se de 1948 a 1994. Esse regime foi estabelecido pelo Partido Nacional, de extrema-direita, que cultivava ideais supremacistas. Foi encerrado durante a presidência de Frederik de Klerk.O Apartheid ficou marcado por centenas de leis que segregavam os negros, estabelecendo uma minoria de brancos privilegiados no topo da sociedade sul-africana. Por meio desse regime, os negros foram proibidos de circular livremente pelo país, foram isolados em lugares chamados bantustões, tinham acesso precário a direitos básicos etc.

2. Conferência de Bandung A Conferência de Bandung foi um encontro que aconteceu na cidade homônima, localizada na Indonésia, em 1955. Ele reuniu líderes de 29 países da Ásia e da África com o objetivo de identificar os objetivos, fraquezas, pontos fortes e características do que hoje conhecemos como Terceiro Mundo

3. -Pan-africanismo é o nome dado a uma ideologia que acredita que a união dos povos de todos os países do continente africano na luta contra o preconceito racial e os problemas sociais é uma alternativa para tentar resolvê-los. É um movimento de caráter social, filosófico e político, que quer promover a defesa dos direitos do povo africano, constituindo um único Estado soberano para africanos que vivem ou não na África, e os problemas sociais é uma alternativa para tentar resolvê-lo.

4. - Resistência pacífica Nesse dia 20 de fevereiro é o Dia da Resistência Não Violenta, data que celebra a resistência pacífica, que utiliza atos pacíficos como forma de protesto, como manifestações, boicotes políticos e econômicos, desobediência civil, entre outros métodos, sem a utilização da força.

5. - Desobediência civil A desobediência civil é basicamente uma ação popular que consiste na desobediência expressa de uma determinada lei. Isso se dá quando um grupo de cidadãos entende que determinada lei, ou simplesmente a ausência dela, produz injustiça.

6. - Revolução dos Cravos e as independências africanas É uma revolução liderada por jovens das forcas armadas português, derrubou a ditadura salazarista que vigorava em Portugal havia 42 anos. Sobre as independências africanas Moçambique teve a independência reconhecida em 25 de junho de 1974 sob a presidência de Samora Machael Angola.

7. As independências africanas