As Origens e o Desenvolvimento da Psicologia Escolar

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
As Origens e o Desenvolvimento da Psicologia Escolar by Mind Map: As Origens e o  Desenvolvimento da  Psicologia Escolar

1. Estados Unidos

1.1. Granville Stanley Hall

1.1.1. Iniciador do movimento do estudo da criança

1.1.2. 1882 Publicou um artigo ''o conteúdo da mente das crianças quando ingressam na escola ''

1.1.3. 1891 Fundo um órgão de divulgação de estudos e pesquisas rebatizada como Journal of Genetic Psychology

1.1.4. Entre 1980 e 1915 , resultou na criação de sociedades de estudo da criança em vários países contribuindo para o reconhecimento da importância do estudo impirico da criança , a realização e a avaliação critica de pesquisas e o fortalecimento de laços entre a psicologia e a escola .

1.2. Lightner R. Witmer

1.2.1. Em 1896 fundou a primeira clinica de psicologia dos EUA , na Universidade de Pennsylvania. Tanto na clinica como as concepções advogadas por ele são reconhecidas como o ponte de partida , ao mesmo tempo , da Psicologia Escolar .

1.2.2. A clinica psicológica de Witmer tinha por objetivos, ''a investigação dos fenômenos do desenvolvimento mental em crianças escolares . Uma clinica psicológica , complementada por uma escola de treinamento com o perfil de uma escola - hospital , para o tratamento de todos os tipos de crianças retardadas ou com defeitos físicos que interferiam no progresso escolar.

1.2.2.1. Witmer diferenciava a ''Pedagogia '' ( ensino ) das atividade do Psicologo Clinico

1.2.2.2. Pedagogia : dizia a respeito ao ensino em sala de aula , sem preocupação com as diferenças individuais entre os alunos.

1.2.2.3. Psicologo Clinico : se interessa primeiramente pela criança individual

1.3. Vários nomes de Grandes projeção na psicologia norte-americana são lembrados como pontes entre as noções ligadas ao movimento de estudo da criança liderado por Stanley Hall e a psicologia escolar iniciada por Witmer .

1.3.1. H.H GODDARD : Pioneiro em teste de inteligencia

1.3.2. Lewis M. Terman : Lidou com superdotados e pesquisou seu desenvolvimento , ao mesmo tempo que se notabilizava com seu teste Stanford-Binet.

1.3.3. Arnold Gessel : primeira pessoa nos EUA , a receber o titulo oficial de Psicologo Escolar (1915) . Gessel contribuiu em não pequena medida para a criação e propagação de classes de educação especial , na primeiras decadas deste seculo

2. Grã - Bretanha

2.1. Francis Galton

2.1.1. Em 1886 foi o primeiro a criar em Londres uma especie de serviço psicológico ou centro de orientação infantil.

2.2. Cyril Burt

2.2.1. Trata-se do primeiro psicologo Escolar da Inglaterra , em virtude de designação pelo '' London Country Council '' em fevereiro de 1913

2.3. James Sully

2.3.1. Fundou a Child Study Association britânica e dos um dos pioneiros propugnadores em favor de um novo tipo de especialista psicologo , com preparação psicológica especifica , baseada no conhecimento da psicologia geral e na pratica metodológica da aplicação dos métodos científicos da psicologia ai estudo de crianças individuais

3. Suiça

3.1. Preocupação com a identificação e a educação de deficientes mentais

3.2. Se destaca na historia da Psicologia Escolar com Obra fecunda e Vasta de

3.3. Edourd Claparéde á frente ao Instituto Jean Jacques Rousseau , ligado a Universidade de Genebra . Essa Obra repercutiu em numerosos países ,centrava-se no atendimento e na pesquisa de escolares

3.4. Associaram-se nomes como Bovet , Ferriére , Descoeudres e bem mais tarde Jean Piaget.

3.5. O livro citado de Claparéde , constituiu o principal ponto de referencia sobre a historia da Psicologia Escolar na Suiça e no mundo , nas dua primeiras decadas

4. Bélgica

4.1. Ovide Decroly , ativismo na area de testes destinados a escolares e que exerceu profunda influencia dentro e fora da belgica.

4.2. Em 1928 surgiu um dos primeiros modernos serviços de psicologia escolar da Europa , para atendimento de cinco escolas primarias . O laboratório de Pedagogia e Psicologia de Angleur

5. ALEMANHA

5.1. Alemanha registra pesquisas e intervenções em relação a escolares .

5.2. Ebbinghaus , em 1895 , foi oficialmente designado a estudar se certos horários escolares seriam prejudicais ás crianças , introduzindo , assim , oficialmente , a experimentação na pratica escolar.

5.3. Em 1899 deu-se a fundação da '' União para a psicologia da Criança ''

5.4. Pedagogia Experimental em 1904 , exerceram grande influencia dentro e fora da Alemanha . O mesmo pode ser dito do Instituto de Psicologia Aplicada dirigida por Wilhem Stern.

6. Italia

6.1. Sante de Sanctis

6.1.1. Criou uma equipe interdisciplinar ( psicólogos , psiquiatras , professor especializado e assistente social ) para atender escolares e atrasados.

6.2. Maria Montessori

6.2.1. Orientou no inicio do seculo atual a escola conhecida como '' Casa dei Bambini . Foi autora de vários livros e a primeira voz a chamar atenção para '' mente absorvente'' dos pré-escolares , capazes de desenvolver problemas e realizar grandes números de atividades intelectuais antes do inicio da educação formal , perspectiva que ganhou crescente aceitação internacional nos últimos trinta anos .

7. França