Aditivos Alimentares e suas aplicações e toxicologia.

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Aditivos Alimentares e suas aplicações e toxicologia. por Mind Map: Aditivos Alimentares e suas aplicações e toxicologia.

1. Os aditivos alimentares tornaram obrigatórios na alimentação moderna, pois mantém a qualidade e validade dos alimentos vendidos em supermercados.

2. No passado os Alimentos eram fabricados e produzidos na mesma região de comercialização, com a globalização, a logística nacional e internacional, necessitava de aditivos e conservantes para a integridade dos alimentos.

3. A industria alimentícia utiliza um grande numero de de aditivos nos alimentos, para armazenar e oferecer alimentos seguros.

4. Substancias químicas naturais ou sintéticas preservam o sabor, melhora a textura e a aparência dos alimentos.

5. A eventuais efeitos nocivos de um aditivo alimentar ou dos seus derivados, o aditivo devera ser submetido a ensaios a uma avaliação de toxidade adequada.

6. A genotoxidade e a área da genética que estuda os processos que alteram a base genética da vida, na sua estrutura físico-química, o DNA processado é classificados como mutagênese, na alteração genética celular ou orgânica, como carcinogênese e teratogênese.

7. Duas classes de corantes estão disponíveis para uso em alimentos os sintéticos e os naturais.

8. Corantes sintéticos tem menos custo de produção e maios estabilidade, esses corantes sintéticos vem diminuindo com o decorrer dos anos dando espaço para corantes naturais.

9. O acido carmínico é o principio ativo corante encontrado em corpos dessecados de fêmeas do inseto denominado cochonilha. O principal pigmento na cochonilha é o ácido carmínico, laca de alumínio, cálcio denominada carmim ou carmim de cochonilha e é facilmente reduzida a pó.

10. Carmim é um corante natural, com uma tonalidade vermelha que também se estende para o laranja, substituindo os corantes sintéticos em especial a eritrosina. Estável a luz e calor, e a presença de agentes oxidantes.Fixa-se em proteínas que torna útil na coloração de produtos a base de leite, como iogurtes, sorvetes, bebidas lácteas, produtos cárneos e bolachas, geleias e bebidas.

11. A casos frequentes de reações alérgicas (urticaria angioedema e anafilaxia) pela ingestão de corante por carmim, foi detectado um mecanismo IgE por testes cutâneos, a liberação de histamina por basófilos, determinações de IgE sérica especifica a carmim. Estudos apontam imunodetecção de alérgenos. O corante carmim causa reaçoes de hipersensibilidade imediatas, por vezes muito graves, concentrações normalmente encontradas nos alimentos, bebidas e cosméticos, a alergia ao corante deve ser suspeita em pacientes com urticária recorente,com ou sem angioedema ou anafilaxia apos ingestão ou utilização de produtos coloridos artificialmente.

12. Utilização inadequada, trazem efeitos prejudiciais a saúde, causando aparecimento de câncer,alergias e outras enfermidades.

13. Corantes como Amaranto vermelho alleura, new coccine, tantrazina,eritrosina,floxina e rosa bengala são exemplos corantes que induzem danos ao DNA, relacionados com a dose glandular no estomago,cólon e bexiga.

14. O fato da mulher ter que ir trabalhar fora de casa, a praticidade, rapidez e durabilidade fazem com que alimentos industrializados são inseridos em todas as idades.

15. A cor natural do alimento é fundamental para aceitação do produto. Antes do paladar, os alimentos coloridos seduzem as pessoas pela visão, pelos olhos, alimentos coloridos, vistosos atraentes só podem ser deliciosos. A a aparência do produto para sua aceitabilidade e a grande justificativa para o uso do corante.

16. O numero de corantes naturais ou sintéticos, atrai a atenção de pesquisadores. Esses corantes corresponde a um grande grupo dentre os aditivos alimentares. O antigos egípcios usavam hena,carmim e outros corantes na pele e nos cabelos, os corantes começaram a ser usado em alimentos na China, Índia e Egito a 1500 a.C.

17. A toxidade dos corantes sintéticos e dos riscos que podem causar á saúde são associados ao modo a ao tempo de exposição aos corantes. Problemas de saúde como alergias, rinite, broncoconstruções , hiperatividade, danificação cromossômica, tumores, tem sido reportado por diversos autores.

18. Exitem corantes artificiais como os azo-amarelo tartazina (amarelo n°5) amarelo crepusculo (amarelo n° 6) Bourdeaux S (amaranto ou vermelho n °2)e Ponceau 4R (vermelho n°4) a eritrosina (vermelho n °3) e o indigocarmim (azul n °2)

19. Corantes naturais como urucum é o mais usados pela industria brasileira 90% dos corantes naturais usado no Brasil e 70% no mundo. Urucum é usado para colorir manteiga, quijos, produtos de panificação, óleos, sorvetes, cereias e embutidos.

20. versos produtos.