Vigilância Epidemiológica

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Vigilância Epidemiológica por Mind Map: Vigilância Epidemiológica

1. Composta por todos os profissionais da área de saúde, seja na Rede pública, privada e conveniada, organizadas pelas esferas municipal, Estadual e Federal, todos os profissionais de saúde têm atribuições de Vigilância Epidemiológica.

2. Ações que proporcionam a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos” (Lei 8.080/90)

2.1. Fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, informações atualizadas sobre as doenças numa área geográfica ou população definida.

3. Conceito

3.1. Os dados mais utilizados estão número de casos suspeitos e confirmados, prevalência em determinada região, possibilidade de agravo da doença e fatores que contribuem para o aparecimento e agravos da patologia ou condição.

4. Equipe

5. Ações

6. Funções

7. A vigilância é de suma importância para a saúde da população, identifica e previne determinantes que venham causar algum dano a saúde individual ou coletiva.

8. Coordenar a resposta estadual às doenças e agravos;

9. Gerir e apoiar a operacionalização do Programa de Imunizações no Estado;

10. Planejar, acompanhar e normatizar técnicas das ações de imunização no Estado;

11. Instituir, desenvolver, implementar, capacitar, coordenar e avaliar ações assistenciais, relativas às infecções sexualmente transmissíveis.

12. Participar de ações de cooperação técnica intra e interinstitucional para a vigilância.

13. Elaborar e divulgar informes epidemiológicos e notas técnicas relacionadas às doenças transmissíveis

14. 1.Coleta de dados; 2.Processamento dos dados; 3.Análise e interpretação; 4.Recomendação das medidas de controle; 5.Promoção das ações de controle; 6.Avaliação da eficácia; 7.Divulgação de informações.

15. Principais Objetivos

16. Estâncias Envolvidas

17. Principais Dados e Importância

18. *Vigilância e o controle das doenças transmissíveis; *vigilância das doenças e agravos não- transmissíveis; *vigilância da situação de saúde; *vigilância ambiental em saúde; *vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária.