Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Comunidades Virtuais by Mind Map: Comunidades Virtuais
0.0 stars - 0 reviews range from 0 to 5

Comunidades Virtuais

Uma comunidade virtual é uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual. Colaboração/Cooperação Tal como numa comunidade  permite uma interacção entre os seus diversos elementos de forma a oferecer apoio e/ou trabalhar conjuntamente na prossecução de um determinado objectivo. Aprendizagem O conhecimento pode ser encarado como o principal activo que um indivíduo possui. Com o aparecimento de comunidades a exporem e trocarem os seus conhecimentos mais facilmente qualquer indivíduo poderá apreender novas temáticas.

Fedora (Project)

O Projeto Fedora tem o objetivo de desenvolver e aprimorar softwares de código aberto. O seu principal produto é uma distribuição Linux comunitária, sem fins comerciais, criada tanto por trabalhadores remunerados quanto por voluntários.

Comunidade de prática

O Projeto Fedora pode ser considerado uma comunidade de prática porque ele foi criado a partir da necessidade específica de inovação de uma empresa chamada Red Hat. Hoje, várias empresas e profissionais usam a comunidade como uma forma de aprimoramento da distribuição em si e dos seus próprios conhecimentos e produtos.

Condições de fronteira (Objetivos)

Condições de engajamento (Valores)

Jornal da comunidade

Exemplo de perfil de usuário

Condições de heterogeneidade

Apesar de ter objetivos bem definidos, é nas listas de discussão que muitas decisões são tomadas e vários assuntos são abordados, a fim de que se chegue a um consenso.

Linux (Orkut)

A "Comunidade" Linux no Orkut é uma grande comunidade, segundo o termo usado pelo próprio site, para a discussão de assuntos relacionados ao sistema operacional Linux, principalmente voltada para perguntas e respostas de dúvidas dos usuários.

Grupo de discussão

Embora seja chamada de comunidade dentro do Orkut, ela funciona mais como um grupo para simples discussão de dúvidas específicas. Esse comportamento está mais associado a um fórum do que com o conceito de comunidade propriamente dito. Nos itens abaixo são discutidos os critérios que a comunidade atende ou não, de acordo com as metáforas estabelecidas.

Condições de fronteira

A comunidade não estabelece claramente quais são os seus objetivos. O máximo de informação que pode ser obtida na descrição da comunidade é: "Bem vindo! A maior comunidade do orkut sobre Linux!"

Condições de engajamento

Os membros do grupo são reconhecidos apenas nas informações de membros da comunidade ou através dos seus próprios perfis. Não há um jornal que anuncie as novidades ou acontecimentos da comunidade. Apesar disso, logo na página inicial fica bem claro como os membros devem se comportar ao postar perguntas e anunciar eventos.

Condições de heterogeneidade

O grupo abre bastante espaço para discussões e oferece enquetes para saber a opinião dos membros. A grande maioria dos tópicos abertos possui pelo menos uma resposta, o que demonstra uma boa participação dos envolvidos. Também são oferecidas para os participantes, sugestões de comunidades relacionadas a essa.

Comunidade de Prática de Riscos Geológicos - IPT

Esta Comunidade integra pesquisadores que atuam na área do conhecimento de Riscos Geológicos. A Comunidade é formada por pesquisadores e outros interessados de diversas instituições públicas e privadas, tais como, institutos de pesquisa, universidades, órgãos públicos, cadeias produtivas, empresas, e atores sociais, que se interessam pelos conceitos e práticas de gestão do conhecimento. Suas atividades com características multidisciplinar e multi-institucional, permitem o fortalecimento da comunidade por meio do compartilhamento da produção técnico-científica (pesquisas, publicações, relatórios técnicos, etc.) e criação de espaço para discussão de questões de interesse específicos acerca do tema.

Condições de Fronteira

O objetivo da comunidade  é permitir que os conhecimentos criados e/ou existentes nas instituições que desenvolvem projetos e pesquisas nesta área fiquem acessíveis à comunidade participativa, prporcionando desenvolver sistema de Gestão do Conhecimento (GC), com utilização de ferramenta Web.  

Condições de Heterogeneidade

A comunidade possui mais de 400 integrantes dos mais diversos seguimentos, seja ele público ou privado. Existem dois tipos de usuários desta comunidade que são os moderadores e os participantes. Os participantes podem sugerir arquivos e notícias na páginas; cadastrar eventos, consultar documentos, realizar buscas e opinarem nos fóruns criados na comunidade.

Condições de Engajamento

Quanto a apresentação do perfil dos usuários é apenas especificado aos usuários o nome do usuário e seu local de trabalho. A comunidade apresenta a "Minha Página" que é uma página dinâmica gerada pelo perfil do usuário, ela disponibiliza as  permissões do usuário no Portal, as estatísticas e os links para as comunidades das quais o usuário participa dentro do Portal. A comunidade apresenta um quadro de avisos na sua página principal, onde tem-se várias notícias e acontecimentos correlatados com o assunto tratado pela comunidade.

Gestão do Conhecimento - Peabirus

Comunidade que tem o objetivo de trocar informações sobre conceitos e práticas na Gestão do Conhecimento.  

Condições de Fronteira

Ambiente online de troca de informações e conhecimentos, focando modernos conceitos e técnicas da Gestão do Conhecimentorealizado de forma colaborativa em rede, além de ser de relacionamento entre os rofissionais especialistas dessa área do saber.

Condições de Heterogeneidade

A comunidade apersenta os relacionamentos dos usuários através de fórum, onde se pode publicar reportagens, artigos próprios, apresentações e comentários sobre os mesmos, de forma a agregar valor à discursão estabelecida sobre o tema em questão.  

Condições de Engajamento

Os usuários da comunidade são identificados pelos seus perfis e pelos resumos das suas publicações na comunidade da Piabirus. Na página principal da comunidade é apresentado os fóruns recentes, conteúdos recentemente compartilhados, as atividades dos participantes da comunidade na mesma e atividades em comunidades relacionadas. A comunidade oferece o serviço de rss para eventuais atualizações na comunidade.