Get Started. It's Free
or sign up with your email address
PSICOLOGIA by Mind Map: PSICOLOGIA

1. TERAPIA METACOGNITIVA: alterar a relação do indivíduo com seus pensamentos disfuncionais ao invés de alterar o conteúdo deles.

2. MINDFULNESS: Técnica da atenção plena, promoção de saúde baseada no treino atencional e aceitação psicológica.

3. TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO: Tem como objetivo identificar o sofrimento decorrente da reação das coisas que não podemos mudar, para abrir espaço para novas formas de lidar com elas.

4. TERAPIAS CONTEXTUAIS

4.1. SÃO AS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA AJUDAR O INDIVIDUO A PERCEBER A RELAÇÃO ENTRE SEUS EVENTOS PRIVADOS E PÚBLICOS. PROMOVENDO A SAÚDE SENDO AS MUDANÇAS EM PROCESSOS.

4.1.1. TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA: A importância de contemplar a necessidade de mudança e de validação da experiência psíquica individual.

4.1.2. TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO: é a técnica que foca em treinamento da mente compassiva com o objetivo de regular emoções.

5. TRANSTORNOS POR USO DE SUBSTÂNCIA

5.1. O tratamento é um desafio por ter baixa adesão e os resultados são baixos.

5.2. São utilizados simultaneamente diversos tratamentos como o farmacológico com acompanhamento psicológico

5.3. A avaliação tem como objetivo desenvolver um vinculo terapêutico, compreender a extensão e as consequências do uso, a motivação para o tratamento e etc.

5.4. Ao final da avaliação é oferecido o feedback para o paciente, o diagnóstico e o programa para tratamento indicado.

6. SINTOMAS SOMÁTICOS

6.1. Quando alguém apresenta sintomas que não são identificados em exames laboratoriais significando que pode haver uma origem psicológica

6.2. TRANSTORNO DE SOMATIZAÇÃO: são sensações gastrointestinais não produzidas de forma intencional.

6.3. TRANSTORNO SOMATOFORME DIFERENCIADO: as queixas somáticas múltiplas não podem ser identificadas no transtorno de somatização.

6.4. TRANSTORNO HIPOCONDRÍACO: preocupação persistente em ter um ou mais transtornos físicos sérios e progressivos.

6.5. TRANSTORNO AUTONÔMICO SOMATOFORME: sintomas que aparentam ser decorrentes de um distúrbio orgânico.

6.6. TRANSTORNO DOLOROSO SOMATOFORME PERSISTENTE: dor grave, persistente e angustiante relacionada a conflitos emocionais e a problemas psicossociais.

6.7. BODILY DISTRESS DISORDER: presença de sintomas corporais que provocam angustia no indivíduo.

7. MOTIVOS DO USO: Suporte social é formado por um grupo de pessoas que se comunicam por texto. A realização sexual através da internet é possível por ser mais fácil de realizar as fantasias das pessoas. Criação de persona é o modo de alguém se comportar na internet de forma diferente de como age na vida real.

8. O QUE É SER PSICÓLOGO?

8.1. Ser psicólogo é poder cuidar bem de quem precisa e ajudá-lo a melhorar sua saúde mental.

9. DEPENDÊNCIA DE INTERNET

9.1. Os dependentes da internet fazem o uso por 38,5 horas por semana e não desejam diminuir o uso.

9.2. O tempo de utilização da internet influencia na qualidade de vida.

9.3. As redes sociais provocam interferência nas relações sociais e isso é prejudicial.

9.4. NOMOFOBIA é a angustia relacionada a falta de contato com o mundo virtual. E pode gerar outros agravos como PHUBBING que é o ato de se afastar do que é real e focar no virtual. CIBERCONDRIA pesquisar na internet por sintomas e doenças para identificar patologia. DEPRESSÃO FACEBOOK é a necessidade de provocar atenção e inveja em outros.

9.5. As intervenções são focadas em controlar e diminuir o uso da internet e restabelecer o contato presencial e o uso do tempo livre em outras atividades.

10. PSICOSE

10.1. Transtorno do espectro da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos com as seguintes características clínicas: delírios, alucinações, desorganização do pensamento, comportamento desorganizado e sintomas negativos.

10.2. Na avaliação não é utilizado uso diretivo de entrevista, tentando não focar nos delírios e sim no que o paciente deseja falar.