Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Casos de uso by Mind Map: Casos de uso
0.0 stars - 0 reviews range from 0 to 5

Casos de uso

descreve uma sequência de ações que  um sistema executa que gera um resultado de valor para um determinado ator

Tipos de casos de uso

Casos de uso de negócios

Incluem atores de múltiplas organizações, com o foco no fluxo de informações entre as organizações. Cada declaração no caso de uso é um objetivo ou um requisito, conforme definido na introdução.

Casos de uso de tarefa

Incluem atores de uma única organização, com o foco no estabelecimento do processamento de informação necessário para fornecer valor aos atores. Cada declaração no caso de uso ou é um objetivo ou um requisito.

Casos de uso de baixo nível

Resultam da decomposição ou organização de casos de uso de tarefa; as declarações desse caso de uso  são  especificações, na medida em que se referem a propriedades do sistema e não a propriedades do domínio.

Propriedades dos casos de uso

Níveis de abstração

Abstrato

Concreto

Classificação

Caso de uso estratégico

Caso de uso de usuário

Caso de uso de detalhe

Origem dos casos de uso

Os casos de uso podem ser derivados dos objetivos (abstratos), ou dos requisitos/especificações (concretos)

Objetivos

Objetivos estimulam a elaboração de requisitos sendo a sua base; [Dardenne 1991, Ross 1977, Rubin 1992] dizem  que proporcionam um critério para a integralidade da especificação dos requisitos -  a especificação é completa se todos os objetivos declarados são obtidos pela especificação [Yue 1987]; fornecem uma justificação para a exigência de requisitos - um requisito existe devido a algum objetivo subjacente que fornece uma base para o mesmo [Dardenne 1991, Sommerville 1997]; objetivos  representam as raízes para a detecção de conflitos entre requisitos e para a resolução  eventual dos mesmos [Robinson 1989, van Lamsweerde 1998]; objetivos são geralmente mais estáveis do que os requisitos necessários para que seja alcançados [Anton1994].Em resumo, requisitos "implementam" objetivos da mesma forma como programas implementam especificações de projeto (design).

Patterns de objetivos, Objetivos de Obtenção, Objetivos de Término, Objetivos de Manutenção, Objetivos de Não Ocorrência

Benefícios à UML, Abstração, Direção, Rastreabilidade, Análise

Refinamento de objetivos, Patterns, Marco, Baseado em casos

Requisitos

tipo especial de objetivo que condiciona o comportamento do software como um meio para alcançar as propriedades desejadas do meio ambiente. É a realização do objetivo  

Classificação dos requisitos, Valores do domínio do software, Restrição no domínio do software, Valores atuais

Especificações

tipo especial de requisito ligado somente às propriedades do sistema