Danças e Ritmos Brasileiros

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Danças e Ritmos Brasileiros by Mind Map: Danças e Ritmos Brasileiros

1. Jongo

1.1. Jongo é um protesto cultural afro-brasileiro, naturalmente rural. Infloênciou na criação do samba. Uma das principais características, é o uso de enígmas. Um dos principais instrumentos do jongo é o atabaque.

1.2. Para saber mais, veja:

1.2.1. Vídeo:

1.2.2. Música:

2. Ciranda

2.1. Para saber mais, veja:

2.1.1. Vídeo:

2.1.2. Música:

2.2. Ciranda é um tipo de dança de Pernambuco, principalmente da Ilha de Itamaracá. Uma dança de roda muito praticada em praças ou praias. Na marcação do bumbo (principal instrumento da ciranda0 os cirandeiros pisam forte com o pé, e então, dão início a dança.

3. Cateretê

3.1. Cateretê é uma dança rural típica brasileira. De origem tupi, a dança tem características africanas. Dança-se em duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres. É também acompanhado de violas.

3.2. Para saber mais, veja?

3.2.1. Vídeo:

3.2.2. Música:

4. Bumba Meu Boi

4.1. Bumba meu boi ou boi-bumbá é uma dança do folclore brasileiro, com humanos e bichos fantásticos, que conta da morte e ressurreição de um boi.

4.2. Para saber mais, veja:

4.2.1. Vídeo:

4.2.2. Música:

5. Frevo

5.1. O frevo é um ritmo musical e uma dança com origem de Pernambuco, misturando marcha, maxixe, entre outros. Da junção da capoeira com o frevo, saiu o passo e a dança do atual frevo. Acredita-se que as sombrinhas coloridas usadas pelos passistas do frevo, sejam uma estilização das armas da capoeira.

5.2. Para saber mais, veja:

5.2.1. Vídeo:

5.2.2. Música:

6. Maracatu

6.1. Maracatu é um ritmo pernambucano, conhecido pela percussão forte e o ritmo frenético. Faz também parte do rito do maracatu, a coroação de um Rei e de uma Rainha da nação negra. A percução é formada pelos alfaias, acompanhado pelos taróis e ganzás.

6.2. Para saber mais, veja:

6.2.1. Vídeo:

6.2.2. Música:

7. Samba

7.1. Samba é um tipo de dança e um ritmo musical de origem africana. Após a abolição da escravatura, muitos ex-escravos migraram para região de Oswaldo Cruz e Madureira. Ligado a vida nos morros e nas favelas cariocas, o samba geralmente conta da vida urbana e a dificuladade diária dos trabalhadores.

7.2. Para saber mais, veja:

7.2.1. Vídeo:

7.2.2. Música: