danças e ritmos brasileiros

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
danças e ritmos brasileiros by Mind Map: danças e ritmos brasileiros

1. jongo

1.1. Jongo é uma manifestação africana rural, que influiu poderosamente na formação do Samba Carioca, e da cultura popular brasileira. De acordo com os jongueiros, o jongo é o avô do Samba.O jongo é dançado e cantado com o acompanhamento de urucungo, arco musical bantu, que originou o atual berimbau.

2. samba

2.1. O samba é um gênero musical considerado uma das maiores manifestações culturais brasileiras, que deriva de danças africanas. A principal característica é que a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões.O samba moderno urbano, surgido a partir do século XX (20), tem ritmo basicamente 2/4 e andamento variado.

3. maracatu

3.1. Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. É uma mistura das culturas africana, européia e indígena, que surgiu em meados do século XVIII (18).A palavra maracatu designou primeiro um instrumento de percussão, e depois a dança, que é acompanhada ao som deste instrumento.

4. cateretê

4.1. O cateretê é uma dança rural brasileira.Dança-se em duas filas, uma de homens e outra de mulheres, sendo o acompanhamento constituído por duas violas. A dança é de origem Ameríndia. De acordo com o caipira paulista, todas as danças são invenção diabólica, exceto o cateretê, pois essa dança foi abençoada e até praticada por Jesus.Os compositores de música popular adotaram por vezes o ritmo do cateretê em suas produções, tanto vocais como instrumentais, conservando até mesmo o nome.

5. frevo

5.1. O frevo é um ritmo musical brasileiro que surgiu em Pernambuco, no fim do século XIX (19), misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira.O frevo tem como característica principal o ritmo extremamente acelerado e é muito executado no carnaval.

6. ciranda

6.1. A ciranda é uma uma dança originaria do nordeste,mais precisamente em itamaracá.As mulheres de pescadores dançavam e cantavam os esperando chegar do mar.Suas características principais são que a ciranda é dançada em uma grande roda, em praias ou praças, e os integrantes dançam um ritmo lento e repetitivo.

7. bumba meu boi

7.1. Bumba meu boi ou boi-bumbá é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais, que giram em torno da morte e ressurreição de um boi. A festa do bumba meu boi foi criada no nordeste do país, mas é mais valorizada nos estados do Maranhão e Amazonas. O acompanhamento musical utiliza instrumentos principalmente instrumentos indígenas, como: maracá, matraca, tambor onça, pandeirão, tamborzinho, zabumba e tambor de fogo.