1.1. • 1º passo: estudar os caracteres dos grupos de táxons em questão, procurando pelas apomorfias dos táxons terminais e montar uma matriz de caracteres: presença = 1; ausência = 0; • 2º passo: encontrar as sinapomorfias que juntam os táxons e grupos de táxons. • 3º passo: polarizar os caracteres encontrados. A polarização de um caráter de fine o sentido de transformação de um estado de caráter em outro. Polarizar significa determinar o que é plesiomórfico e o que é apomórfico. Na etapa de polarização usa-se um grupo externo que é um táxon que não faz parte do grupo que se quer analisar (o grupo interno), assim, comparação com um grupo externo permite conhecer a polaridade de um caráter.
2. Introdução
2.1. Classificação deve refletir as relações de parentesco entre os táxons,sua filogenia e utiliza somente as “novidades evolutivas” para formar os grupos taxonômicos
3. Conceitos
3.1. Caráter, Apomorfia, Sinamoporfia, Grupo Irmãos, Autapormofia e Simplesiomorfia
4. CLADÍSTICA X TAXONOMIA TRADICIONAL (LINEANA)
4.1. Grupo monofiléticos agrupa todos os táxons que possuam um ancestral comum exclusivo, é o mesmo que clado ou grupo natural . Um grupo parafilético, não incluiu todos os descendentes de um único ancestral. Um grupo polifilético é aquele que agrupa os descendentes de mais de um ancestral, ou mais de uma linhagem derivada.