1. Componentes do Sistema
1.1. Manancial
1.1.1. É simplesmente a base do sistema, pois é a fonte de suprimento de água. Ex. O Rio Amazonas é o manancial do Sistema de Abastecimento.
1.1.1.1. Rio Amazonas
1.2. Captação
1.2.1. Este seria o conjunto de equipamento e instalações com a função de retirar a água do manancial. Ex. Na orla de Mcp, existe uma estrutura instalada da CAESA que se estende para o leito do rio com o objetivo de realizar a captação da água e encaminha-la para a Estação de Tratamento de Água (ETA).
1.2.1.1. Captação
1.3. Adução
1.3.1. É o sistema de tubulações SEM DERIVAÇÕES que leva a água da captação para Estação de Tratamento de Água (ETA), ou da ETA para o Reservatório de Distribuição. Ex. É a tubulação que leva a água da orla do Rio Amazonas para a ETA localizada no bairro beirol SEM DERIVAÇÕES, e também é a tubulação que leva da ETA para os reservatórios de distribuição espalhados pela cidade.
1.3.1.1. Adução
1.4. Estação de Tratamento de Água (ETA)
1.4.1. É o conjunto de equipamentos que visa a remoção das impurezas existentes na água, afim de deixa-la própria para o consumo humano. Ex. Esta estação de tratamento de água localiza-se no bairro beirol.
1.4.1.1. ETA
1.5. Reservatório de Distribuição
1.5.1. Tem o objetivo de acumular a água para suprir o consumo nos horários de alta demanda. Ex. Como os reservatórios do bairro Buritizal, Centro e Perpétuo Socorro.
1.5.1.1. Reservatórios. Acesse o link para visualizar o exemplo. http://bit.ly/exemploreservatorios
1.6. Rede de Distribuição
1.6.1. É constituída por tubulações e órgão acessórios que tem por finalidade fornecer, em regime contínuo, água potável em quantidade, qualidade e pressão adequadas a múltiplos consumidores.
1.6.1.1. Rede de distribuição. Acesse os links para visualizar os exemplos. -*- http://bit.ly/ex1redededistribuicao -*- http://bit.ly/ex2redededistribuicao