FLUXO ESCOLAR

FLUXO

Jetzt loslegen. Gratis!
oder registrieren mit Ihrer E-Mail-Adresse
FLUXO ESCOLAR von Mind Map: FLUXO ESCOLAR

1. GRÊMIO

1.1. O grêmio representa todo estudante matriculado na escola”, fazendo parte da gestão a ponto de participar de discussão com os gestores.,

1.2. Na perspectiva da gestão democrática, os grêmios representam uma saudável parceria entre os estudantes e a gestão da escola, podendo ser um canal de comunicação eficaz na ajuda para controle do fluxo escolar

1.3. O Grêmio tem papel fundamental para que os estudantes entendem que as regras da escola precisam ser respeitadas, conhecendo a função de cada um na escola, se sentindo parte dela.

2. REPRESENTANTES DE SALA

2.1. Os representantes de turma são alunos da própria classe que têm uma função parecida com a de mediação e gerência. ... Eles também podem tomar decisões importantes pela turma, já que têm o poder para isso - mas, claro, após uma consulta aos demais colegas. É um tipo de “prefeito” da classe.

2.2. Colaborar com todas as iniciativas da escola para que se estabeleça uma única linha de ação em relação aos direitos e deveres do corpo discente.

3. CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE

3.1. Discutir e adotar práticas como justiça restaurativa e buscar fortalecimento da rede protetiva.

3.2. Refletir e buscar possíveis soluções para permanência do estudante na escola que estejam dentro de nossa governabilidade

3.3. Trabalhar no sentido de incentivar o direito a individualidade e a particularidade de cada estudante.

4. GRUPO GESTOR

4.1. Construção conjunta em prol de um mesmo objetivo

4.2. Visão Sistêmica

4.3. Aplicação de um modelo de liderança que expressa a capacidade de influenciar a atuação de pessoas

4.4. Promover gestão democrática e participativa

4.5. Lider articulado com toda equipe escolar em prol de um projetocomum que é a aprendizagem dos alunos

5. APM

5.1. A Associação de Pais e Mestres, é uma instituição auxiliar da Escola, criada com a finalidade de colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao escolar e na integração família-escola-comunidade.

5.2. A APM deve auxiliar a diretoria escolar para que ela cumpra os objetivos e intenções do seu projeto político pedagógico. Além disso, deve representar os interesses de pais e familiares em prol Educação das crianças frente à comunidade escolar.

5.3. Permite que famílias e escola dialoguem, promovendo uma integração da comunidade com a instituição de forma democrática.

6. CONSELHO DE ESCOLA

6.1. O Conselho Escolar é responsável por zelar pela manutenção e por participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola. Ele deve contribuir com as ações dos gestores escolares para assegurar a qualidade de ensino e aplicação de uma gestão democrática na escola e também contribuir para auxiliar a gestão no processo de correção de fluxo com propostas e caminhos alternativos

6.2. O Conselho Escolar tem como atribuições a discussão de assuntos como o plano político-pedagógico e as diretrizes e metas da escola. Além disso, são eles os responsáveis por criar e planejar projetos de apoio para a aproximação da relação escola-família-comunidade.

6.3. O conselho escolar tem grande importância no que se refere à democratização da educação e da escola em si, além de ser um meio de proporcionar mais moderação e supervisão da sociedade em relação à execução da política educacional.

7. ATPC DE PROFESSORES

7.1. Discussão sobre aulas mais motivadoras, aplicação das sugestões do MMR, explanações sobre prática pedagógica e avaliação diagnóstica.

7.2. Discutir e aprimorar meios de maior interação com os alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem para que não se desmotivem e consequentemente abandonem a escola.

7.3. Buscar novas tecnologias que visem uma aproximação do aluno com a disciplina, que tornem a aula mais atrativa e interessante através do despertar da curiosidade por aprender

8. CONSELHO TUTELAR

8.1. Compete a ele receber e encaminhar casos de crianças vitimizadas ou em risco, aconselhar pais, apurar denúncias, abrigar ou colocar em famílias substitutas crianças e adolescentes, entre outras funções. O Conselheiro Tutelar é uma autoridade que não tem perfil repressivo, sua atuação deve priorizar a possibilidade de superação e a importância da convivência familiar saudável.

8.2. Com relação à escola, o conselho deve ser visto como um parceiro,.principalmente nos casos que envolverem a violação ou ameaça dos direitos das crianças ou dos adolescentes. Por exemplo, o ECA diz que a escola deve encaminhar ao Conselho os casos de evasão escolar. Então, o conselheiro irá procurar esta família para que se tenha conhecimento dos motivos deste abandono. Assim, o conselheiro será capaz de encaminhar o caso adequadamente, sempre no sentido de possibilitar que a criança volte à escola e de que a família consiga cumprir integralmente o seu papel pelo apoio de programas e auxílios.

8.3. Acompanhamento sistemático e semanal das ausências, a aprtir de 10% informar família, não obtendo sucesso informar ao Conselho Tutelar

9. CRAS

9.1. Buscar parceria efetiva com o CRAS e com toda a rede protetiva para auxilio ao aluno

9.2. Constante comunicação com cobrança de devolutivas sobre os dossiês enviados

10. COORDENAÇÃO

10.1. estabelecer em Atpcs, pauta formativa para aperfeiçoamento da prática didática