1. Em 1700, o italiano Bernardino Ramazzini publicou uma obra na qual descrevia cinquenta profissões distintas e relacionava as doenças que cada uma dessas profissões causava no trabalhador.
2. 1760/1830-Revolução Industrial
2.1. A revolução industrial aconteceu entre os anos de 1760 e 1830, foi quando surgiram as máquinas a vapor e galpões, nessa época os acidentes e as mortes durante o trabalho só aumentavam e as jornadas eram muito longas e os ambientes inapropriados, homens,mulheres e crianças adoeciam constantemente.
3. 1700- O pai da medicina do trabalho
4. 1802-Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes
4.1. Em 1802 estabeleceu o limite de 12 horas de jornada de trabalho por dia, proibiu o trabalho noturno e introduziu medidas de higiene nas fábricas.
5. 1931-Conceito Prevencionista
5.1. Em 1931, Heirichi começou a lançar o conceito prevencionista, buscando não só prevenir acidentes como também assegurar os riscos às lesões.
6. 1919-Decreto 3.724
6.1. Que tratava dos acidentes de trabalho e respectivas indenizações e de vários assuntos que constam atualmente na Lei Previdenciária 8.213/1991, que dispõe sobre os planos de benefícios da Previdência Social.
7. 1978-Normas Regulamentadoras
7.1. O Ministério do Trabalho regulamentou a Lei 6.514/1977 com a publicação da Portaria 3.214, que aprovou as normas.
8. 1985-Técnico em segurança do trabalho
8.1. O Decreto n° 92530 de 09/04/86 regulamentou a categoria de Técnico de Segurança do Trabalho (TST), que antes já foi conhecida como “Supervisor de Segurança do Trabalho” e também “Inspetor de Segurança do Trabalho”. Durante o crescimento industrial, o Brasil se via na vergonhosa posição de campeão de acidentes de trabalho. Nesse cenário e a título de emergência a função Inspetor de Segurança foi criada.
8.1.1. O curso de formação foi a princípio ministrado diretamente pela Fundacentro. O curso era feito presencialmente com carga horária de 100 horas. A apostila tinha mais de 200 páginas, muitos ex-Inspetores ainda possuem a apostila até hoje. Logo depois o Ministério do Trabalho autorizou que instituições de ensino ministrassem o curso de formação. A Fundacentro tinha a missão de supervisioná-los. Mesmo assim, os cursos de formação na Fundacentro existiram até 1986.
9. 1985-Técnico em Segurança do Trabalho
10. Primórdios
10.1. O homem antes era nômade, vivia da colheita de alimentos,da pesca e da caça, eles utilizavam instrumentos rudimentares, a tarefa era realizada de forma coletiva e colaborativa, onde homens, mulheres e crianças trabalhavam em conjunto.
11. Egito Antigo
11.1. Na idade antiga, lá no tempo dos faraós do Egito as coisas tomaram rumos diferentes. A sociedade se organizou em classes, surgiram homens livres e escravos. O trabalho passou a ser visto como uma atividade penosa, dura e era executadas por pessoas subalternas, menos favorecidas.
12. 1833-Lei das Fábricas
12.1. Foi criada em 1833 pelo parlamento Britânico, ela previa a inspeção nas fábricas.
12.1.1. Foi nesse mesmo ano que ficou determinado que a idade mínima para o trabalho seria de 9 anos e otrabalho noturno ficou proibido para menores de 18 anos.
13. 1891-Publicação do decreto 1.313
13.1. Em 1.870 foi fundada a primeira Indústria Têxtil do Brasil,no Estado de Minas Gerais. Contudo os primeiros dispositivos legais relativos à proteção do trabalho somente surgiram vinte anos depois, mais precisamente em 1891,com a publicação do decreto.
14. 1943-CLT
14.1. Foi publicada a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) por meio do Decreto 5.452. A CLT foi um marco na legislação trabalhista brasileira, pois consolidou em um único documento as legislações esparsas sobre direito do trabalho e segurança e saúde no trabalho.
14.1.1. Foi publicada a Lei 6.514, com o propósito de aprofundar as medidas preventivas para retirar o Brasil da incômoda posição de campeão mundial em acidentes do trabalho. Essa lei alterou o Art. 200 da CLT, delegando competência normativa ao Ministério do Trabalho não só para regulamentar, mas também para complementar as normas .
15. 1977-Campeão Mundial de acidentes de trabalho
15.1. 1972-Supervisor de Segurança do Trabalho
15.1.1. 1976-Inspetor de Segurança do Trabalho