Mito da criação do mundo: civilização asiática

Jetzt loslegen. Gratis!
oder registrieren mit Ihrer E-Mail-Adresse
Mito da criação do mundo: civilização asiática von Mind Map: Mito da criação do mundo: civilização asiática

1. 2) A lenda conta que o gigante, céu e terra cresceram 27 metros por dia durante 18 mil anos.

2. 1) Esta versão conta que o big bang foi causado pela ruptura do ovo onde dormia o Deus da Criação. Todas as culturas possuem sua própria versão sobre a criação do mundo. De acordo com a mitologia chinesa, no início de tudo havia apenas um grande vazio conhecido como Caos Primordial. Ele possuía um formato oval e desenvolveu em seu interior o primeiro ser vivo, Pan Ku. Ao acordar depois de 18 mil anos, o gigante partiu o ovo com um golpe de machado provocando o big bang.

3. 4) Sua pele virou o chão, seus ossos os minerais e sua medula, todas as pedras preciosas. Seu suor caiu como chuva. E todas as pequenas criaturas que viviam em seu corpo, como pulgas, piolhos e pequenas bactérias, foram carregadas pelo vento e deram origem a todos os dez mil seres, que se espalharam pelo mundo.

4. 3) Sua respiração tornou-se o vento; sua voz, o trovão. Seu olho esquerdo se transformou no Sol e o direito na Lua. Seu corpo deu origem às montanhas e seu sangue formou os rios. Seus músculos deram origem à Terra. Sua barba formou os arbustos e mudas de plantas, e seus pêlos formaram as florestas.

5. 5) Acredita-se que esta lenda sobre a criação do mundo surgiu com monges taoístas e seguidores do filósofo Lao Zi. Por isso o princípio do Yin Yang se faz tão presente. O conceito fala de duas forças opostas: Yin é a energia fraca e escura, e o Yang é intenso e iluminado. O primeiro autor taoísta a fazer referência a esta história foi Xu Zeng no século I d.C.