A Moreninha
von laiza almeida
1. Movimento literário
1.1. A obra dá inicio ao romantismo no Brasil. É considerado o primeiro romance brasileiro, porque retratou os hábitos da burguesia carioca
1.2. Apresenta uma linguagem simples, um enredo que prende o leitor com algum suspense e um final feliz típico dessa fase do movimento do Romantismo, onde remonta o cenário carioca em meados do século XIX.
2. Enredo
2.1. Conta a história de amor entre Augusto e D. Carolina (a moreninha). Tudo começa quando Augusto, Leopoldo e Fabrício são convidados por Filipe para passar o feriado de Sant’Ana na casa de sua avó. Os quatro amigos estudantes de medicina vão para a Ilha passar o feriado e lá encontram D. Ana, a anfitriã, duas amigas, a irmã de Filipe, D. Carolina e suas primas Joana e Joaquina. Antes de partirem Filipe havia feito uma aposta com Augusto: se este voltasse da Ilha sem ter se apaixonado verdadeiramente por uma das meninas, Filipe escreveria um romance por ter perdido a aposta. Caso se apaixonasse, Augusto é quem deveria escrevê-lo.
3. Autor
3.1. Joaquim Manuel de Macedo o escritor era também médico, mas não chegou a exercer a profissão. Formou-se no mesmo ano em que lançou sua principal obra. O livro foi escrito, inclusive, durante as férias da faculdade. Fundou poucos anos mais tarde a revista Guanabara, onde publicava muitos dos seus textos.
4. Contexto histórico
4.1. A obra segue a tendência de ser escrita em folhetim, assim, alcançando um grande público pois satisfazia o gosto do leitor
5. Personagens
5.1. Dona Carolina: " A moreninha ", menina de quatorze anos, possuía cabelos negros, olhos escuros, era travessa, inteligente, astuta e persistente na obtenção de seus intentos.
5.2. Augusto: estudante de medicina apaixonado por Carolina
5.3. Leopoldo e Leopoldo: estudantes de medicina e amigos de Augusto
5.4. Filipe: Irmão de Carolina, neto de D. Ana. Amigo de Augusto, Fabrício e Leopoldo
5.5. Dona Ana: Avó de Filipe, é uma senhora de espírito e alguma instrução.
5.6. D. Joaninha: Prima de Filipe, namorada de Fabrício.