Conceito de Infância

Jetzt loslegen. Gratis!
oder registrieren mit Ihrer E-Mail-Adresse
Conceito de Infância von Mind Map: Conceito de Infância

1. Ser humano em construção, relativamente recente em nossa história, a partir do século XIX começa-se a pensar na criança como seres de direitos. Antigamente pensava-se em crianças apenas para mão de obra, sendo adultos pequenos.

1.1. É só na Idade Moderna, que as crianças passaram a ser vistas como um ser social, assumindo um papel central nas relações familiares e na sociedade, tornando-se um de respeito, com características e necessidades próprias.

1.2. É durante o processo de aquisição do conhecimento ela deve ser vista como um ser pleno, cabendo a ação pedagógica reconhecer suas diferenças e construer sua identidade pessoal. Para isso, é preciso pensar em formas ludicas e criativas que possam estimular a criatividade e a imaginação da criança.

2. É através do lúdico que podemos fazer isso, pois é através da brincadeira que a criança passa a conhecer a si mesma e o o mundo que faz parte. Brincar caracteriza a educação infantil, afinal é brincando que a criança conhece a si e ao mundo. O brinquedo ajuda na assimilação das regras de convivencia e de comportamento.

3. CONCEITOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

4. Surgiu na grécia uma organização formal do saber, porém crianças a partir dos 7 anos de idade podiam frequentar, pois achava que eram adultos. Crianças menores e mulheres não eravvistos como cidadãos.

5. As crianças gregas aprendiam desde bem pequenas as coisas cotidianas, a dinâmica da sociedade, seu lugar no mundo e iam sendo inseridas nas atividades próprias de seu sexo no seio das famílias.

6. Por meio dos processos educativos é que foi possível preservar costumes, transmitir conhecimentos práticos e aperfeiçoar os saberes adquiridos. Ao olharmos para as sociedades antigas podemos perceber que, na medida em que a vida foi se tornando mais complexa, a necessidade de repassar conhecimentos foi sendo mais indispensável. No entanto, todo processo educativo, desde o mais informal até o mais formal é sistematizado, tinha ligação direta com aquilo que a sociedade elegia como fundamental para a vida

7. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

8. fundamenta-se no processo de participação e responsabilidade da comunidade escolar na tomada de decisões coletivas, para a elaboração, implementação e acompanhamento do Projeto Político Pedagógico.