Irradiação de alimentos

Jetzt loslegen. Gratis!
oder registrieren mit Ihrer E-Mail-Adresse
Irradiação de alimentos von Mind Map: Irradiação de alimentos

1. Doses Baixas (Até 1kGy)

1.1. Objetivo - Inibição da germinação

1.1.1. Dose - 0,05-0,15

1.1.1.1. Gênero Alimentício - Batata, cebola, alho, gengibre

1.2. Objetivo - Desinfestação de insetos e desinfecção de parasitas

1.2.1. Dose - 0,15-0,5

1.2.1.1. Gênero Alimentício - Grãos, legumes, frutas frescas ou secas, peixe seco, carne de vaca, carne de porco crua

1.3. Objetivo - Inibição de processos físicos como retardo de amadurecimento

1.3.1. Dose - 0,5-1,0

1.3.1.1. Gênero Alimentício - Frutas e vegetais frescos

1.4. Objetivo - Extensão do tempo de armazenamento pela redução da carga microbiana

1.4.1. Dose - 1,0-3,0

1.4.1.1. Gênero Alimentício - Peixe fresco, morangos

2. Doses Médias (1 a 10 kGy)

2.1. Objetivo - Eliminação de microorganismos patogênicos e redução de patógenos esporulantes

2.1.1. Dose - 1,0-7,0

2.1.1.1. Gênero Alimentício - Frutos do mar frescos ou congelados, carne de frango ou de vaca, crua ou congelada

2.2. Objetivo - Melhoria das propriedades tecnológicas dos alimentos

2.2.1. Dose - 2,0-7,0

2.2.1.1. Gênero Alimentício - Aumento do rendimento do suco de uva, redução do tempo de cocção de vegetais desidratados

3. permite inibir ou retardar alguns processos fisiológicos, como o brotamento e o amadurecimento.

4. tratamento quarentenário, que pode substituir o banho térmico das frutas.

5. As doses de irradiação são geralmente expressas em kGy que é“quilo Gray”.

5.1. Dependendo da dose aplicada, os alimentos podem ser tratados para redução da microbiota, eliminação de patógenos ou mesmo esterilização completa.

6. Exemplo de alimentos tratados com doses entre 2 e 7 kGy

6.1. carnes bovina e suína, frangos, frutos do mar e crustáceos.

6.1.1. permitem descontaminar os produtos sujeitos ao ataque de vários tipos de agentes patogênicos (inclusive o vibrião da cólera); melhora a qualidade sanitária, reduzindo a microbiota deteriorante e viabiliza a armazenagem de peixes, sem escamar nem estripar, por mais de 30 dias sob refrigeração, sem a necessidade do uso do congelamento.

7. Classificação da dose de irradiação

8. Doses Altas (10 a 50 kGy)

8.1. Objetivo - Esterilização industrial com propósito comercial

8.1.1. Dose - 30-50

8.1.1.1. Gênero Alimentício - Carne de vaca e de frango, frutos do mar, dietas hospitalares

8.2. Objetivo - Descontaminação de certos ingredientes e aditivos alimentares

8.2.1. Dose - 10-50

8.2.1.1. Gênero Alimentício - Especiarias e preparações enzimáticas

9. ferramenta eficaz que aumenta significativamente a vida útil dos alimentos, reduzindo perdas, garantindo a segurança alimentar e aumentando a oferta do alimento ao consumidor.

10. o elimina/inativa larvas de insetos, parasitas, fungos e bactérias presentes nos alimentos, os quais poderiam transmitir doenças.

11. Tratamentos

11.1. O uso de baixas doses (até 1 kGy) permite eliminar insetos, ovos e larvas, prolongando em anos a vida útil de grãos e farináceos na condição em que são irradiados (se processados nas embalagens plásticas utilizadas no varejo). Essa aplicação é também uma eficaz alternativa ao perigoso uso da fumigação com brometo de metila.

11.2. doses da ordem de 0,1 kGy são capazes de inibir a ação de enzimas responsáveis por alguns processos fisiológicos, permitindo estender em vários meses o tempo de conservação de bulbos e tubérculos por inibição do brotamento; e de frutas (em algumas semanas), por retardo do amadurecimento (banana, mamão, manga, goiaba, melão etc).

11.3. doses intermediárias (entre 1 e 10 kGy) promovem a melhoria da qualidade higiênica e a extensão da vida útil (tipicamente, em algumas semanas) de vários produtos (ex.: morango e carnes), seja por redução da carga microbiana; inativação de fungos (ex: amendoim) ou eliminação completa de bactérias patogênicas em alimentos vulneráveis à contaminação por Salmonella spp.; E. coli OH:157; Staphylococcus aureus e Listeria monocytogenes, dentre várias outras bactérias perigosas.

11.4. doses elevadas (iguais ou superiores a 10 kGy) são usadas na descontaminação de especiarias e condimentos

12. A propaganda de produtos irradiados deve ser feita de forma bastante meticulosa e criteriosa. É necessário informar ao consumidor que o alimento tratado por irradiação não fica radioativo e que, em relação ao seu similar não irradiado, ele apresenta uma melhor qualidade sanitária e que por isso seu consumo é mais seguro. Ressaltando que o alimento continuará saboroso, nutritivo e apropriado para o consumo por um período significativamente mais longo.