SONDA VESICAL DE DEMORA MASCULINA

Jetzt loslegen. Gratis!
oder registrieren mit Ihrer E-Mail-Adresse
SONDA VESICAL DE DEMORA MASCULINA von Mind Map: SONDA VESICAL DE DEMORA MASCULINA

1. Contra indicação

1.1. Hipertrofia prostatica, edema em perineo, prostatite, estenose uretral, infecção do trato urinário, cirurgia de reconstrução uretral e trauma uretral.

2. A sondagem vesical é um procedimento invasivo que envolve riscos de infecções e trauma do trato urinário, uretral ou vesical. Requer cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica, conhecimentos científico e capacidade, inserção de cateter vesical é privativa do Enfermeiro, que deve imprimir rigor técnico-científico ao procedimento.

2.1. Procedimento é realizado pelo enfermeiro. Aprovado pela Resolução nº 450/2013 COFEN.

3. Indicação

3.1. Para promover a drenagem vesical por obstrução aguda ou crônica, disfunção vesical, monitorar o debito urinário, preparo para cirurgias e exames, irrigação vesical, incontinência urinaria, pacientes com problemas neurológicos, como lesões medulares ou bexiga neurogênica

4. Cuidados de enfermagem

4.1. Realizar de maneira segura e asséptica, lavar as mãos antes e após manuseio, manter fixada para não tracionar em região inguinal ou supra púbica, higiene intima adequada diariamente e trocar fixação, nunca deixar a bolsa coletora no chão, clampear sempre que for elevar a nível de asserção e manter sempre abaixo, observar e registrar aspecto, quantidade e volume, desprezar a urina a cada 6 horas ou se necessário, deve ser trocada quando houver indícios de infecção ou obstrução.

5. Procedimento

5.1. Identificar e orientar o paciente, lavar as mãos, posiciona-lo em decúbito dorsal e manter privacidade, reunir o material e abri-lo em técnica asséptica, colocar antisséptico na cúpula, calçar luvas estéril, aspirar agua destilada e xilocaína nas seringas com auxilio de um colega, colocar o campo fenestrado sobre genitália, testar o cuff da sonda com uma seringa, conectar a sonda ao coletor de sistema fechado, com auxílio da pinça realizar a limpeza do pênis e da glande utilizado antisséptico, injetar e lubrificar a uretra com anestésico, introduzir a sonda pelo meato urinário até observar drenagem da urina, insuflar o cuff com agua destilada, tracionar a sonda até sentir resistência, observar o retorno urinário, fixar a sonda sem traciona-la em região supra púbica, deixar o coletor a baixo do nível da bexiga, identificar com data, deixar o paciente confortável, desprezar o material em local adequado, lavar as mãos, registrar no prontuário procedimento, características e volume urinário.

6. Materiais

6.1. Kit cateterismo estéril, sonda foley, coletor sistema fechado, antisséptico clorexidina aquosa, luvas estéril, seringas de 20 ml, agulhas 40x12, gazes, água destilada, xilocaína gel, campo fenestrado e adesivo hipoalergico.