EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
von Yohanna Milla
1. Ao Estado cabe a responsabilidade de assegurar esse direito a todos e todas e a cada cidadão e cidadã exigir educação de qualidade, democrática, gratuita, inclusiva, laica, pública e que se contraponha a todas as formas de discriminação,
2. Segundo Nienchoter (2012), estes estudos se intensificou, principalmente a partir de 1932, onde um grupo de intelectuais propôs ao estado elaborar um programa de política
3. "A EJA muitas das vezes é marcada por preconceito e estigmas"
3.1. Diante de algumas pesquisas realizadas se percebe o quanto é difícil a tarefa de criar nas pessoas a vontade de ir para a escola e que os mesmos permaneçam e tenham interesse para aprender. Grande parte desses jovens preferem as ruas, onde ninguém cobra nada, não precisam ter responsabilidades, ninguém impõe nada e podem ter a liberdade que querem, porém este caminho não leva a um futuro mais digno e promissor.
3.2. Não há materiais específicos para esta modalidade e público e os conteúdos trabalhados fogem da realidade dos alunos. As dificuldades encontradas são extensas e provocam um grande número de evasão.
4. A educação escolar é um um instrumento fundamental para o desenvolvimento.
4.1. SOCIAL ECONÔMICO CULTURAL E POLÍTICO
4.1.1. Para ter acesso ao EJA, as pessoas devem comparecer à escola em que desejam estudar. Os menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.