PSICOLOGIA ANALÍTICA

Lancez-Vous. C'est gratuit
ou s'inscrire avec votre adresse e-mail
PSICOLOGIA ANALÍTICA par Mind Map: PSICOLOGIA ANALÍTICA

1. Nascido em 26 de julho de 1875, Carl Jung foi o psiquiatra suíço responsável por fundar a psicologia analítica, que explora a importância da psique individual e sua busca pela totalidade. Jung ajudou a popularizar termos comuns da psicologia, como “arquétipo”, o significado de “ego” e a existência de um “inconsciente coletivo”.

1.1. Alguns Conceitos Junganianos

1.1.1. Complexos

1.1.1.1. reunião de imagens e ideias, conglomeradas em torno de um núcleo derivado de um ou mais arquétipos, e caracterizadas por uma tonalidade emocional comum.

1.1.2. Arquétipos

1.1.2.1. são imagens primitivas inseridas no inconsciente coletivo desde os primórdios do ser humano.

1.1.3. Inconsciente

1.1.3.1. um conceito-limite psicológico que abrange todos os conteúdos ou processos psíquicos que não são conscientes, isto é, que não estão relacionados com o eu de modo perceptível.

1.1.4. Inconsciente Coletivo

1.1.4.1. uma camada mais profunda do inconsciente, cujos produtos seriam constituídos de conteúdos que vão além da experiência pessoal de vida do indivíduo.

1.1.5. O Self ou o si-mesmo

1.1.5.1. são processos inconscientes se relacionam de forma complementar a atitude consciente para que seja formada a totalidade.

1.1.6. Individuação

1.1.6.1. processo que significava tornar-se um ser único, alcançar uma singularidade profunda, tornando-nos o nosso próprio Si-mesmo.

1.1.7. Sombra

1.1.7.1. é a parte negativa da personalidade.

1.1.8. Ego

1.1.8.1. é o "eu" de cada um.

1.1.9. Os Sonhos

1.1.9.1. produto psíquico responsável por levar as mensagens do inconsciente.

1.1.10. Religião

1.1.10.1. é uma acurada e conscienciosa observação da existência ou dos efeitos dinâmicos não causados por um ato arbitrário, chamado por muitos de Deus.

2. Objetivo

2.1. O processo analítico tem a intenção de trazer fatores, tanto pessoais quanto coletivos, à consciência, permitindo que o indivíduo veja com mais clareza quais forças estão em ação em sua vida.

3. Curiosidade

3.1. Jung colaborou com Freud, no desenvolvimento e popularização da psicanálise em seus primórdios. Por um período de tempo, seus trabalhos foram complementares. No entanto, depois de alguns anos, as diferenças fundamentais entre suas crenças (e suas próprias personalidades) se manifestaram e, em 1913, cada um seguiu seu próprio caminho.