VITAMINAS HIDROSOLUVEIS

Lancez-Vous. C'est gratuit
ou s'inscrire avec votre adresse e-mail
VITAMINAS HIDROSOLUVEIS par Mind Map: VITAMINAS HIDROSOLUVEIS

1. RIBOFLAVINA (B2)

1.1. Tem como principal função auxiliar multiplicação celular (cicatrização) e respiração celular (transporte de elétrons).

1.2. Fontes : leite e derivados, carnes, folhas verde-escuras e vísceras

1.3. As consequencias da deficiência desta da vitamina são: queilose, glossite, ceratite e conjuntivite, fotofobia e lacrimejamento, acentuação de vascularização da córnea e dermatite seborreia.

2. TIAMINA (B1)

2.1. Auxilia no ciclo de krebs na produção de energia a partir de carboidratos e necessária na síntese de acetilcolina

2.2. Fontes: carnes e cereais integrais.

2.3. Sua carência é conhecida como BERIBÉRI, tendo como sintomas como anorexia, perda de peso, vômitos e diarreia, caso não seja tratado a tempo pode evoluir de duas formas clínicas, o beribéri seco ou forma cerebral e paralítica, e o beribéri úmido ou forma edematosa e cardíaca.

3. NIACINA (B3)

3.1. Auxilia no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas,constituem o NAD e NADP que são cofatores da cadeia transportadora de elétrons e da glicólise.Além de controlar os níveis de colesterol, glicose e triglicerídeos.Sua síntese endógena é feita por bactérias intestinais e a partir do triptofano.

3.2. Fontes: carnes vermelhas, vísceras, peixes, crustáceos, aves, cereais, leguminosas e castanha-do-pará

3.3. As consequencias da deficiencia dessa vitaminas são: o desenvolvimento de dermatite, diarreia e demência, os 3 D’s.

4. PIRIDOXINA (B6)

4.1. Tem como principal função participar do metabolismo de lipídeos, carboidratos e aminoácidos. Regulação do sistema nervoso, atuando como coenzima na síntese de neurotransmissores.

4.2. Fontes : gérmen de trigo, banana, leite, peixe, ovos, carne e miúdos.

4.3. As consequencias da deficiencia alterações de pele, neurite periférica e convulsões.

5. BIOTINA (B7)

5.1. Tem como principal função participar das reações gliconeogênese, no metabolismo de ácidos graxos e aminoácidos.

5.2. Fontes: Soja, gema de ovo, aveia, nozes, amendoim e peixes.

5.3. O quadro clínico da deficiência inclui dermatite perioral, anorexia, palidez, alopécia, ataxia e queda de cabelo.

6. ÁCIDO FÓLICO (B9)

6.1. Tem como principal função participar da síntese de ácidos nucleicos, importante na divisão celular, atua nas funções neurológicas e amadurecimento das hemácias e leucócitos

6.2. Fontes : feijão, vísceras, folhas verde-escuras, leite, ovos.

6.3. As consequencias da deficiencia dessas vitaminas são: da defeitos de fechamento do tubo neural, anemia megaloblástica e alterações nas plaquetas, esplenomegalia e perda de memoria

7. COBALAMINA (B12)

7.1. Atua no metabolismo dos carboidratos e lipídios, interage com o folato contribui para a manutenção dos seus níveis celulares. Essencial para a produção de tecido nervoso e de células sanguíneas

7.2. Fontes : carnes, o fígado, rins, leite, peixes e ovos.

7.3. Eficiência inclui a anemia megaloblástica, parestesia em membros inferiores e mãos, distúrbios psiquiátricos

8. Vitamina C

8.1. Funções: evita dano oxidativo, co- fator para reações quimicas, biossíntese de carnitina, ação imunomoduladora, estimula a absorção de ferro.

8.2. Fontes : folhas verdes cruas, laranja, acerola, goiaba, tomate, limão, goji-berry, salsa, caju, tangerina, brócolis.

8.3. As consequencias da deficiencia dessa vitamina são: Escorbuto que consiste em cansaço, dor muscular e articular, sangramento na gengiva.Além de falta de apetite, cabelos secos e quebradiços, mialgia, doenças cardiovasculares.