1. 1Desconstrução criativa
1.1. ser original não quer dizer não se basear em algo que não existe
1.1.1. Grant argumenta que a originalidade é uma escolha livre e não uma característica inata e que, portanto, o sucesso dos pensadores originais vem de um olhar questionador sobre o que já existe
1.2. Grant considera que a originalidade é um fato importante para a movimentação do mundo em vários aspectos.
1.2.1. Internet Explorer ou Safari versus usuários do Chrome ou Firefox
1.2.1.1. A pesquisa apontou que o grupo que aceitava o browser que já vinha instalado em seus computadores não costumava buscar soluções para os problemas que encontrava no emprego, ficando em pouco tempo desestimulado e o deixando.
1.2.1.2. Em contrapartida, o grupo que instalava Chrome ou Firefox tendia a tomar iniciativas para consertar as situações que os incomodava, permanecendo mais tempo no mesmo local de trabalho, destacando a importância da curiosidade para a busca de opções melhores do que as já conhecidas.
1.3. Grant garante que a originalidade não é sinônimo de assumir riscos extremos e que ela pode ser mais comum do que se imagina.
1.3.1. Para ele, quem quer fazer um investimento de risco, deve fazê-lo da forma mais segura possível, dentro que ele chama de um portfólio de risco equilibrado.
1.3.2. Os mais bem-sucedidos não são aqueles que tomam atitudes perigosas, mas os que medem os riscos antecipadamente
2. 2 Inventores cegos e investidores caolhos
2.1. Falta de confiança em si mesmo
2.1.1. das principais dificuldades a serem superadas quando o assunto é a criatividade e originalidade.
2.1.1.1. é preciso que as pessoas não se tornem prisioneiras de seus próprios protótipos e tenham uma visão além e acessível a alterações que trarão positividade para o projeto.
2.2. Produtividade e probabilidade
2.2.1. é comum que se esquecer que grandes nomes na história também tiveram criações consideradas insignificantes.
3. 3 No limbo
3.1. os empreendedores que fazem algo pela primeira vez geralmente enfrentam uma batalha mais difícil que os que vêm depois; e que os inovadores mais antigos constantemente superam os mais jovens por terem perspicácia para esperar pacientemente pelo momento certo da ação.
3.2. A pressa dos tolos
4. 4 Cachinhos dourados e o cavalo de troia
4.1. Criar e manter alianças entre grupos que partilham valores comuns para a prática de táticas estratégicas é algo importante
4.1.1. comunicação eficaz entre o grupo
4.1.2. obter vantagens
4.1.3. familiaridade e estabilidade
5. Autor Adam Grant
5.1. Psicólogo
5.1.1. Especializado em psicologia organizacional
5.1.1.1. ele estuda como podemos encontrar motivação e significado e levar uma vida mais generosa e criativa.
5.2. autor americano
5.2.1. Adam é autor de três livros mais vendidos do New York Times que venderam mais de um milhão de cópias e foram traduzidos para 35 idiomas.
5.2.1.1. Adam Grant é reconhecido como professor de alto nível da Wharton há sete anos seguidos e como um dos dez pensadores de administração mais influentes do mundo
5.3. Professor da Wharton School da Universidade da Pensilvânia,
5.3.1. Adam é o apresentador do WorkLife , um podcast original do TED. Suas palestras do TED sobre pensadores originais e doadores e tomadores foram vistas mais de 12 milhões de vezes.
6. barreiras
6.1. Para o autor, ao contrário do que muitos imaginam, a originalidade não é um dom, algo inato e, portanto, inatingível para a maior parte da população.
6.1.1. De acordo com ele, é preciso derrubar as barreiras que impedem as pessoas de pensarem e agirem de forma original
6.2. Inatismo é a concepção que algumas ideias/conhecimentos advindos de conteúdos mentais estão presentes desde o nascimento
7. 5 Rebeldes com causa
7.1. a tendência dos filhos mais novos serem mais propensos a correrem riscos do que os mais velhos.
7.1.1. O autor alega que, embora não seja possível controlar a ordem do nascimento, é possível impedir as consequências dela, já que os irmãos mais novos, muitas vezes, ocupam posições originais depois que seus irmãos mais velhos já ocuparam as posições tradicionais.
8. 6 Repensando os pensamentos de grupo
8.1. Para o autor, fazer com que as pessoas compartilhem suas preferências reduzem as chances de que prevaleçam as opiniões minoritárias
9. 7 balançar o barco e mantê lo estável
9.1. obter vantagens dos pensamentos negativos e sentimentos como ansiedade, apatia, ambivalência e raiva.
9.1.1. pessimismo defensivo é valioso apenas quando o compromisso com a tarefa a ser realizada é inabalável
9.1.1.1. Indivíduos
9.1.1.2. Líderes
9.1.1.3. Construindo culturas de originalidade
9.1.1.4. Pais e professores