TRANSPORTE PELA MEMBRANA PLASMÁTICA.

Lancez-Vous. C'est gratuit
ou s'inscrire avec votre adresse e-mail
TRANSPORTE PELA MEMBRANA PLASMÁTICA. par Mind Map: TRANSPORTE PELA MEMBRANA PLASMÁTICA.

1. Transporte Ativo

2. São transportadas com gasto de energia, podendo ocorrer do local de menor para o de maior concentração (contra o gradiente de concentração).A molécula transportadora gira e libera a molécula carregada no outro lado da membrana.

3. Gira, novamente, voltando à posição inicial. A bomba de sódio e potássio liga-se em um íon Na+ na face interna da membrana e o libera na face externa. Ali, se liga a um íon K+ e o libera na face interna. A energia para o transporte ativo vem da hidrólise do ATP.

4. Transporte Acoplado

5. Esse tipo de transporte chama-se secundário por não utilizar diretamente a energia metabólica do ATP e depende de proteínas transportadoras encontradas na membrana.A energia para a realização desse tipo de transporte depende da energia gasta pela bomba de sódio e potássio.A bomba de sódio e potássio gera diferentes concentrações destes íons entre os dois lados da membrana.O sódio ao ser transportado para fora da célula durante o transporte primário, concentra-se nesta região. Esse gradiente representa armazenamento de energia.Assim, o sódio estará sempre se deslocando para dentro da célula, pois seguirá a favor do seu gradiente de concentração.

6. Meios.

7. Hipertônico:meio mais concentrado. Isotônico:mesma concentração. Hipotônico:meio menos concentrado.

8. Osmose

9. é o movimento do solvente (água) através de uma membrana semipermeável do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, de modo a igualar as concentrações em ambos os lados. Denomina-se de pressão osmótica a pressão que deveria ser aplicada à solução para que fosse interrompida a entrada de água.

10. Difusão

11. É a capacidade que moléculas (soluto) dissolvidas em meio (solvente) tem que ocupar uniformemente todo o espaço que é disponível ela pode ser:simples ou facilitada.

12. Movimento constante de substância (moléculas ou íons) através da membrana plasmática sem a ajuda de proteínas,do local de maior concentração dessas substâncias para o de menor concentração,ou seja,passagem de soluto pela bicamada lipídica.

13. Difusão Facilitada

14. Mediada por carregadores ,função desempenhada pelas proteínas que estão na membrana plasmática.Permite que o transporte seja efetuado com uma velocidade maior que na difusão simples,pois aqui a concentração da substância não influencia na velocidade,ou seja,assagem de soluto pelas proteínas da membrana.

15. • Sem gasto de energia. • A favor do gradiente de concentração  Difusão e osmose.

16. Ativo

17. • Com gasto de energia. • Contra o gradiente da concentração.  Bomba sódio potássio.

18. Passivo

19. Difusão Simples

20. Proteínas

21. Aquaporinas

22. São canais formados por proteínas especiais que atravessam a membrana celular e conduzem seletivamente as moléculas de água para dentro e fora da célula, ao mesmo tempo prevenindo a passagem de íons e outros solutos. A presença desses canais aumenta a permeabilidade das membranas à água.

23. Proteínas de transporte (também chamadas transportadoras ou carreadoras) são proteínas integrais de membrana; elas estão dentro de toda a extensão do transporte da membrana através da qual transportam substâncias. As proteínas podem ser úteis para o transporte de substâncias por difusão facilitada ou transporte ativo.