Capitulo II / Sistema de Informação

Lancez-Vous. C'est gratuit
ou s'inscrire avec votre adresse e-mail
Capitulo II / Sistema de Informação par Mind Map: Capitulo II / Sistema de Informação

1. Estruturação das organizações sob a perspectiva da Teoria Geral dos Sistemas

1.1. As características fundamentais da noção de sistema, segundo Coltro (2015), são: „ integridade e interdependência (o todo é mais que a soma de todas as partes); „ correlações entre as causas operacionais; „ cadeia de influência; „ hierarquia; „ subsistemas; „ autorregulação e controle; „ orientações e metas; „ intercâmbio com o meio ambiente; „ entradas/saídas; „ necessidade de equilíbrio/homeostase; „ mudança e adaptabilidade (morfogênese); „ objetivos comuns a todos os membros do sistema.

2. Linhas de pensamento sobre as organizações

2.1. Escola das relações humanas Escola da tomada de decisão Escola de sistemas Escola contingencial

3. Estratégias, sistemas de controle gerencial e comportamento humano nas organizações

3.1. Mas de que forma os sistemas de controle gerencial acabam influenciando o comportamento humano? Com o objetivo de alinhar o comportamento humano com as metas, o controle gerencial define regras e métodos sistemáticos de trabalho, motivando ou desencorajando gestores e funcionários

4. Comunicação empresarial: defasagens e limites

4.1. O mundo globalizado tem produzido mudanças significativas na gestão dos negócios. Novas práticas administrativas e gerenciais têm surgido nas últimas décadas, não só como resultado da busca incessante pela produtividade, qualidade e satisfação do cliente, mas também em conseqüência da preocupação com o meio ambiente. O domínio do enfoque mecanicista da organização desenvolve uma racionalidade funcional ou instrumental, encorajando as pessoas a obedecerem a ordens e a manterem a sua posição, em vez de se interessarem por desafios e questionarem aquilo que estão fazendo. Esse tipo de racionalidade contrasta com um pensamento reflexivo e auto-organizador que incentiva as pessoas a questionarem a propriedade daquilo que estão fazendo e a modificarem sua ação, ajustando-a a novas situações.