I.T.U. (Infecção do trato urinário)

Lancez-Vous. C'est gratuit
ou s'inscrire avec votre adresse e-mail
I.T.U. (Infecção do trato urinário) par Mind Map: I.T.U. (Infecção do trato urinário)

1. É uma doença infecciosa ocorre em qualquer parte do sistema urinário como; rins, ureteres, bexiga e uretra

2. Sintomas

2.1. - Ardência forte ao urinar - Forte necessidade de urinar - Urina escura - Urina acompanhada de sangue - Urina com cheiro muito forte - Dor pélvica - Dor no reto - Aumento da frequência de micções - Incontinência urinária

3. Tratamentos Clínicos

3.1. O diagnóstico deve ser realizado por um médico através de exame de urina (urina tipo I e urocultura) e, se necessário, exames laboratoriais adicionais. Em casos de infecções é necessário realizar exames radiológicos (ultrassonografia, tomografia ou até ressonância magnética) para melhor avaliar a gravidade e presença de fatores agravantes da ITU.

3.2. Exame de urina é o método mais frequente usado para realizar o diagnóstico. O resultado fica pronto em torno de (2 horas) A urina é analisada a procura de leucócitos (glóbulos brancos, que quando estão em níveis acima do normal representam um quadro infeccioso) e traços de sangue.

4. Fatores de risco:

5. Gênero: Comúm em mulheres (URETRA menor)

6. Vida sexualmente ativa: facilita a infecção urinária, especialmente as vaginais.

7. Contraceptivos: o uso de alguns tipos de contraceptivos, como espermicidas, também pode ser considerado um fator de risco

8. Bloqueio: apresentar algum tipo de bloqueio no trato urinário, como pedra nos rins e aumento da próstata, também é um fator de risco.

9. Baixa imunidade: ter o sistema imunológico suprimido impede que as defesas do corpo atuem propriamente, facilitando a entrada de bactérias que causam infecções.

10. TEM CURA?

10.1. - incômoda, mas o tratamento é geralmente bem sucedido. Desaparecem poucos dias após o começo do tratamento; Obs: Varia de acordo com o tipo de infecção

11. Variações Bacterianas:

11.1. Causas e sintomas, variam de acordo onde está localizada no Sistema Urinário.

11.1.1. Cistite:LOCALIZA- SE na Bexiga ou no trato urinário Inferior. Causada por um tipo de bactéria proveniente do trato gastrointestinal, chamada Escherichia coli (mais conhecida como E. coli).

11.1.1.1. Relações sexuais ocorre o perigo de obter.

11.1.2. Uretrite: Infecção e inflamação na uretra. Provenientes do trato instetinal.

11.1.2.1. Herpes,gonorreia e clamídia tem forte apelo na intromissão da URETRITE em mulheres.

11.1.3. Pielonefrite: Inicia-se na uretra ou bexiga e viaja para ambos os rins.

11.1.3.1. Pode prejudicar permanentemente os rins ou se espalhar para sua corrente sanguínea, tornando-se potencialmente fatal.

12. Prevenções:

12.1. - Bastante inserção de líquido, especialmente água. - Higienização após urinar para evitar que bactérias se acumulem no local. - Urine após relações sexuais para esvaziar a bexiga. - Use absorventes externos em vez de internos, pois alguns médicos acreditam que isso aumente a probabilidade de infecções. - Troque de absorvente cada vez que for ao banheiro. - Não use ducha nem sprays ou pó para a higiene feminina: como regra geral, não utilize nenhum produto que contenha perfumes na área genital - Evite usar calças muito apertadas. - Usar calcinha e meia-calça de algodão e trocas diárias.

13. Cistoscopia é um exame ultilizado para analisar as partes internas da bexiga e da uretra, a fim de identificar a causa da infecção.