Lancez-Vous. C'est gratuit
ou s'inscrire avec votre adresse e-mail
Anatomia Do Tronco par Mind Map: Anatomia Do Tronco

1. Toráx

1.1. O peito, mais corretamente denominado tórax, é a parte superior do tronco localizada entre o pescoço e o abdome. Consiste em vários componentes: Parede torácica Várias cavidades Linfáticos, artérias e nervos Órgãos internos Mamas

2. Abdome

2.1. As regiões do abdome são divisões teóricas utilizadas por clínicos para auxiliar na localização, identificação e diagnóstico dos sintomas apresentados pelos pacientes. Existem duas formas principais de categorização, a primeira mais simples e observada pela divisão do abdome em quatro quadrantes, e o segundo método, que divide o abdome em nove segmentos.

2.2. As duas ideias sobre regiões abdominais são internacionalmente reconhecidas, e podem ser utilizadas no dia-a-dia durante a prática clínica, cabendo ao médico escolher como ele prefere apresentar os seus achados.

3. Pelve

3.1. A pelve é uma estrutura óssea que pode ser encontrada nos esqueletos de homens e mulheres. A diferença entre esta estrutura óssea, se comparada a todos os outros ossos, é que ela apresenta diferenças que são classificadas pelo gênero, tanto por razões funcionais quanto de desenvolvimento geral. O restante do esqueleto humano varia somente nas dimensões, que são determinadas geneticamente e geralmente ligeiramente maiores em homens do que em mulheres. A estrutura da pelve é criada para dar às mulheres a habilidade de engravidar e dar a luz, enquanto os homens são capazes de suportar mais peso e possuem mais músculos em sua estrutura. Ela é portanto mais pesada nos homens, e possui mais pontos de inserção musculares, um arco púbico mais estreito, um ângulo subpúbico e espaço entre as tuberosidades isquiáticas menores, o que torna o intróito pélvico menor. Os ilíacos nas mulheres são comparativamente mais largos do que nos homens, o que torna a sua pelve maior, mais rasa. O formato do intróito pélvico e do forame obturado é oval nas mulheres e possui formato de coração ou é arredondado, nos homens. De maneira geral, a pelve é mais larga nas mulheres, de forma que existe amplo espaço para que o feto deixe o corpo materno.

4. Dorso

4.1. Os músculos do dorso são anatomicamente divididos em uma camada superficial (extrínsecos) e uma camada profunda (intrínsecos). Os músculos extrínsecos do dorso estão localizados nas costas, mas agem produzindo movimentos nos ombros e ajudando na respiração. Os músculos intrínsecos do dorso são encontrados mais profundamente em relação aos extrínsecos, separados deles pela fáscia toracolombar. Eles agem exclusivamente nas articulações da coluna vertebral.

5. Nuca

5.1. Os músculos da nuca possuem como característica comum a função de regular a posição e a cinemática da cabeça. Em conjunto formam um dos grupos musculares mais potentes do organismo. Na criança é um dos primeiros grupamentos musculares a se desenvolver, permitindo que o infante estete sua cabeça e não se sufoque quando deitado em decúbito ventral. Serão estudados nessa seção apenas os músculos autóctones da nuca, os demais músculos dessa região estão descritos nos músculos do tronco.

6. Períneo

6.1. O períneo é a parte da pelve que contém a genitália externa e o ânus. É inferior ao diafragma pélvico. Em relação à anatomia de superfície, a área perineal é a região entre as coxas, estendendo-se desde a sínfise púbica anteriormente até os sulcos interglúteos posteriormenteO períneo tem um formato de diamante, e as pontas desse diamante são:

6.2. Sinfise púbica anteriormente

6.3. Sacro e cóccix posteriormente

6.4. Tuberosidades isquiáticas de cada lado

6.5. O diafragma pélvico forma o teto, enquanto a pele perineal forma o assoalho