Antecedentes da Primeira Guerra Mundial

Antecedentes da Primeira Guerra Mundial, Pedro Lucca G9

Lancez-Vous. C'est gratuit
ou s'inscrire avec votre adresse e-mail
Antecedentes da Primeira Guerra Mundial par Mind Map: Antecedentes da Primeira Guerra Mundial

1. Paz Armada

1.1. Isso aconteceu com diversas nações, tais como a Inglaterra e a Alemanha, que tiveram essa ideologia por muito tempo.

1.2. A paz armada foi um processo que ocorreu antes da Primeira Guerra Mundial, onde basicamente consistiu em um fortalecimento de alguns países ao ver que outros países estavam ficando mais fortes.

2. Nacionalismo

2.1. A Sérvia e a Rússia estavam com ideias nacionalistas fortes, com o objetivo de criar a grande Iugoslávia na região da peninsula balcânica. O império Austro-Húngaro, que era localizado na região, era contra essa ideia, causando um dos maiores conflitos pré-guerra.

2.2. Na primeira guerra mundial, diversas nações utilizaram o nacionalismo como um argumento para ter ideias expansionistas.

2.3. Impérios como o Austro-Húngaro, Otomano e Russo são alguns dos que fazem parte desse grupo.

2.4. O Nacionalismo é uma ideologia de valorização de seu país, que mesmo tendo um teor político, pode ser expressado pelo patriotismo. Seu início foi no século XIX, na Europa.

3. Alianças Militares

3.1. Houveram duas grandes alianças militares na segunda guerra mundial. Elas buscavam criar uma segurança mútua, e proteção em caso de ataques.

3.2. A tríplice aliança era formada por Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro.

3.3. A tríplice entende era formada por França, Inglaterra e Rússia.

4. Mapa da Guerra

5. Segunda Revolução Industrial

5.1. A automatização dos meios de produção e a produção em massa foram algumas das características dessa nova fase.

5.2. A segunda revolução industrial foi o segundo grande processo de revolução nas indústrias, acontecendo nos séculos XIX e XX.

5.2.1. Esse acontecimento expandiu a industrialização para outros países, quando não era uma prática comum em todo o mundo.

6. Imperialismo

6.1. As principais causas do imperialismo foram a falta de mão-de-obra, mercado consumidor e matéria prima para suprir as indústrias que estavam em constante crescimento na época da revolução industrial.

6.2. O Imperialismo na Europa aconteceu no fim do século XIX, e basicamente, foi o processo de expansão de países europeus para outras regiões, como a África e a Ásia.

6.3. Diversos territórios Africanos foram colonizados e posteriormente, divididos entre seus colonizadores. Essa divisão aconteceu na conferência de Berlim, após diversos atritos entre os países que participaram do processo.

7. Primeira Guerra Mundial