COVID-19

TRABALHO THIAGO

Lancez-Vous. C'est gratuit
ou s'inscrire avec votre adresse e-mail
COVID-19 par Mind Map: COVID-19

1. podem ser classificadas como: soluções verdadeiras, suspensões e coloides (ou suspensões coloidais).

1.1. O que difere de uma para a outra é o tamanho das partículas dispersas.

1.1.1. Solução verdadeira: 0 a 1 nm Coloide: 1 a 1.000 nm Suspensão: superior a 1.000 nm

2. DESINFECÇÃO QUÍMICA

2.1. O método de desinfecção químico é ainda mais complexo e exige grande atenção da equipe responsável pela aplicação. Isso se deve aos perigos toxicológicos dos produtos químicos que, se mal administrados, além de não completar sua função, podem prejudicar a saúde das pessoas que estão no local

2.1.1. fatores a serem levados em consideração:

2.1.1.1. A superfície a ser higienizada: se for lisa e não porosa, o processo será mais fácil e rápido. Superfícies com articulações e permeáveis tendem a ser mais difíceis de desinfetar. Nessas situações, o desinfetante precisa ser deixado por mais tempo na área.

2.1.1.2. A quantidade de micro-organismos e sua resistência: normalmente, quanto maior o nível de germes presentes, maior deve ser o tempo de contato com o desinfetante. A limpeza do local antes de usar o germicida também é de extrema importância, pois ajuda a reduzir o número de agentes contaminantes. Já a resistência influencia até mesmo na classificação do desinfetante, bem como no seu tempo de ação.

3. o que é a COVID-19?

3.1. A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.

3.1.1. Mesmo com origens distintas, o que mais se assemelha entre os surtos pandêmicos é o comportamento humano perante as enfermidades. Um primeiro ponto a se observar se deve ao fato do temor da população as doenças ter ligação direta com os primeiros métodos de prevenção.

3.1.1.1. Foi durante a Peste Negra que a cidade de Veneza adotou o conceito de quarentena

3.1.2. pontos em comum com outras pandemias: caos social, mudanças de comportamento e disseminação de informações falsas.

4. DISPERSÕES

4.1. Dispersões são sistemas nos quais uma substância está disseminada, sob forma de pequenas partículas, numa segunda substância. A primeira substância chama-se disperso ou fase dispersa e a segunda substância chama-se dispersante ou fase de dispersão. É feita de acordo com o tamanho médio das partículas dispersas.

5. ÁGUA SANITÁRIA

5.1. Fórmula estrutural:NaClO

5.2. A Água Sanitária que você irá utilizar para higienização contra o Coronavírus deve ter a concentração de 0,1% a 0,5% de Hipoclorito de Sódio. Para obter esta concentração dilua um copo de 50 ml de Água sanitária (hipoclorito 2 a 2,5 %) em 1 litro de água.

6. SABÃO

6.1. O sabão é constituído de um sal derivado de ácidos carboxílicos. Os sais de ácido carboxílico caracterizam-se pela presença do ânion carboxilato

7. principais vantagens do método: Desinfecção de alto nível; Permite padronização, monitoramento e registro dos processos; Minimiza erros; Não deixa resíduos; Baixo risco operacional

8. DESINFECÇÃO FÍSICA

8.1. O método de desinfecção físico é geralmente a primeira escolha nos ambientes de saúde. Toda mecânica desse método envolve o calor como agente desinfetante. Para o processo, normalmente são usados equipamentos que permitem mais controle e menos risco operacional.

8.1.1. São eles: lavadoras termodesinfetadoras, lavadoras de descarga e pasteurizadores. Assim sendo, o método físico exige atenção especial aos aparelhos que serão desinfetados, sendo necessária a confirmação se são vulneráveis ou não a altas temperaturas.

9. MÉTODOS DE DESINFECÇÃO

9.1. Desinfecção é todo o processo físico ou químico com o objetivo de eliminar micro-organismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies.

9.1.1. A eficácia do processo depende do nível de desinfecção e cada nível serve para um objetivo específico, devendo respeitar também a superfície e ambiente a que se destina.

9.1.2. O processo não consegue, porém, exterminar os esporos bacterianos, quando existem em grandes quantidades.

10. ÁLCOOL

10.1. fórmula estrutural do etanol: C2H5OH

10.1.1. O álcool etílico (C2H6O) 70% de concentração e 30% de água é um tipo de solução. Sua ação anti-bactericida é muito eficaz no uso doméstico e hospitalar.

10.2. álcool em gel:é uma substância de limpeza usada como desinfetante para as mãos, idealmente composto por 70% de etanol.

10.2.1. Gel – sólido de textura gelatinosa e elástica formado por uma dispersão coloidal, em que o disperso apresenta-se no estado líquido e o dispersante no estado sólido.

11. ÁGUA OXIGENADA

11.1. H2O2

11.2. a água comum é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio – daí a fórmula H2O. Já a água oxigenada, como está dito em seu nome, tem um átomo de oxigênio a mais. Forma-se, assim, o peróxido de hidrogênio