Transmissão de Calor

Lancez-Vous. C'est gratuit
ou s'inscrire avec votre adresse e-mail
Transmissão de Calor par Mind Map: Transmissão de Calor

1. Formas de transmitir calor O calor é uma forma de energia transferida de um corpo para outro por causa da diferença de temperatura existente entre eles. Existem três formas distintas dessa energia: condução, convecção e radiação.

1.1. Transmissão de Calor por condução O calor se propaga graças a agitação de átomos que constituem o material,mas sem que haja transporte da matéria durante o processo

1.1.1. Lei de Fourier Jean-baptiste Joseph Fourier,foi o primeiro a desenvolver estudos detalhados sobre transmissão de Calor por condução. O fluxo de Calor é a quantidade de Calor transferida por unidade de tempo delta t,e expressa pela relação: Φ = ΔQ        ΔT => Φ=K A(T2-T1) L Nesse processo de condução térmica, o meio material é de fundamental importância. Cada material possui coeficiente de condutividade K característico,que representa a quantidade de Calor conduzida por segundo,através de uma camada de 1m de espessura por 1m ao quadrado de área, para uma diferença de temperatura de 1°C entre as extremidades da camada. A tabela mostra que a condutividade dos metais é bem superior à de outros materiais e que,por isso,eles são considerados bons condutores (alumínio, prata,cobre); os de baixa condutividade são isolantes térmicos (vidro,madeira,lã).

2. Novo Tópico

2.1. Nos líquidos, a transmissão de Calor é feita principalmente por meio das correntes de convecção. Nos gases,embora considerados maus condutores térmicos, as correntes de convecção também representam o principal meio de transmissão de Calor. A propagação do calor por convecção se dá pelo movimento de matéria de uma região para outra. Portanto,ela só ocorre nos fluidos, ou seja,nos líquidos e nos gases.

2.1.1. Transmissão de Calor por radiação Na condução e na convecção térmicas há a necessidade de um meio material para que o calor se transfira de um lugar para outro. Ondas eletromagnéticas: RADIAÇÃO E IRRADIAÇÃO. O nosso corpo,por exemplo, emite radiações, assim como uma lâmpada acesa e um ferro elétrico. Essas radiações são ondas eletromagnéticas capazes de se propagar em qualquer meio,inclusive no vácuo. No momento em que a energia radiante incide num corpo,uma parte é absorvida por ele,outra parte pode ser transmitida através desse corpo e uma terceira parte é refletida.

2.1.1.1. Quando um corpo recebe radiação, ele se aquece proporcionalmente à sua capacidade de absorver energia, de modo que um corpo com boa capacidade de absorção é também um bom emissor de radiação. Muitas são as aplicações de radiação térmica, como as estufas e os coletores de energia solar. As estufas são utilizadas geralmente para o cultivo de flores,verduras e legumes em locais de baixas temperaturas. A radiação solar atravessa o vidro,sendo absorvida pelo piso e pelas plantas,que se aquecem. Com o aumento da temperatura, eles emitem parte da energia radiante sob a forma de raios infravermelhos,que ficam retidos no interior da estufa porque não passam pelo vidro.

2.1.1.1.1. A terra sofre um processo parecido com o da estufa. Determinados gases na atmosfera terrestre,absorvem parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre por meio da reflexão dos raios solares. Como consequência, o planeta ,perde pouco calor para o espaço por irradiação e fica mais aquecido,fenômeno denominado efeito estufa.

2.2. Transmissão de Calor por convecção