2.1. -A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, ocupando, aproximadamente, uma área de 734.478 km2.
2.2. - O clima da Caatinga é o tropical semiárido.
2.3. - Há forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas, além da presença de cactos e bromélias.
2.4. - Bromélias, xique-xique, mandacaru, embiratanha, acácia, juazeiro, macambira, maniçoba, umbu e mimosa são as vegetações que se destacam.
2.5. - Esse é o habitat de mamíferos como: tamanduá-mirim, veado catingueiro, tatu-bola, onça-parda, jaguatirica, gato-mourisco, raposa, catitu etc. Dentre as aves destacam-se, além da famosa asa branca, símbolo do Sertão, o corrupião, o galo-de-campina, periquito-do-sertão, o canário-da-terra e o cancão.
3. Pampa
3.1. - No Brasil, o Pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho.
3.2. - Subtropical, é caracterizado por clima chuvoso, sem período seco, mas com temperaturas negativas no inverno, que influenciam a vegetação.
3.3. - Um relevo pouco acidentado, e sua vegetação é composta por plantas herbáceas, arbustos e árvores de pequeno porte.
3.4. - A flora do Pampa apresenta aproximadamente 3000 espécies de plantas, algumas delas: louro-pardo, cedro, cabreúva, canjerana, guajuvira, guatambu, grápia, campim-forquilha, grama-tapete, flechilhas, canafístula, brabas-de-bode, pau-de-leite, unha-de-gato, bracatinga, cabelos de-porco, angico-vermelho, caroba, babosa-do-campo, amendoim-nativo, trevo-nativo, cactáceas, timbaúva, araucárias, algarrobo, nhandavaí, palmeira anã.
3.5. - Onça-pintada, jaguatirica, mono-carvoeiro, macaco-prego, guariba, mico-leão-dourado, sagui, preguiça-de-coleira, caxinguelê, tamanduá, jacu, macuco, jacutinga, ema, perdigão, perdiz e quero-quero são alguns animais do Pampa.
4. Amazônia
4.1. - No Brasil são 4.196.943 milhões de km2, segundo o IBGE. Ocupa, aproximadamente, 49,29% do território brasileiro.
4.2. - O clima predominante é o equatorial.
4.3. - Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.
4.4. - Dentre as árvores encontradas na Amazônia, podemos citar a samaúma, que pode atingir incríveis 50 metros de altura e dois metros de diâmetro. O guaraná, o cupuaçu, o cacau, o mogno, trepadeiras, cipós, plantas epífitas e a seringueira são também plantas encontradas na Floresta Amazônica.
4.5. - Dentre os animais encontrados na Floresta Amazônica, podemos destacar: jacarés, serpentes, como a sucuri, várias espécies de sapos, rãs e pererecas, e uma grande variedade de aves, como tucanos, araras e o galo-da-serra. Insetos, como formigas, mariposas, borboletas e besouros. Mamíferos, como as cotias, a pacas e a imponente onça-pintada.
5. Mata Atlântica
5.1. - Este bioma ocupava uma área de 1.110.182 Km², e correspondia a 15% do território nacional mas hoje restam apenas 12,5% da floresta que existia originalmente.
5.2. - O clima predominante é o tropical úmido.
5.3. - As árvores de grande porte formam um microclima na mata, produzindo sombra e umidade formando uma floresta densa e fechada.
5.4. - Na Mata Atlântica encontramos várias espécies de bromélias, orquídeas, samambaias, a araucária, além do palmito-juçara e do pau-brasil.
5.5. - Podemos encontrar vários tipos de animais, como: mico-leão-dourado, sapo-pingo-de-ouro; porco-do-mato; macaco-guicó; pintor-verdadeiro; macuco; onça-pintada; harpia; tucano; papagaio-de-cara-roxa; muriqui; e sabiá-laranjeira.
6. Pantanal
6.1. - 120 mil km² em solo brasileiro, pode ser encontrado em 22 cidades.
6.2. - O Pantanal está localizado em uma área de ocorrência do clima tropical, com duas estações bem definidas: o verão chuvoso e o inverno seco.
6.3. - O Pantanal é formado por mosaicos de matas, cerradões e savanas.
6.4. - No Pantanal, é comum a ocorrência de formações vegetais, entre elas estão os carandazais, nos quais o elemento predominante é a palmeira carandá, os buritizais, onde domina a palmeira buriti e os paratudais, formados por um tipo de ipê, o paratudo.
6.5. - Pode-se encontrar no Pantanal animais como: arara-azul-grande, tuiuiú, tucano, periquito, onça-pintada, capivara, lobinho, veado-campeiro, veado-catingueiro, lobo-guará, piranha, pacu, pintado, jacaré, sucuri, jiboia e etc.